cdp1

CDP de Nova Independência receberá presos a partir desta segunda

NOVA INDEPENDÊNCIA – O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), juntamente com administração independentina, inauguraram na sexta-feira (23), o mais novo Centro de Detenção Provisória (CDP) da região Noroeste do Estado de São Paulo.

Além da Prefeita Thauana Duarte e do Secretário Lourival Gomes, participaram do evento diversas autoridades militares, delegados, Policiais Militares e Civis, e os vereadores de Nova Independência: Ângelo Carmona ‘Pipa’, Sonia Teixeira, Dárcio de Souza, João Raimundo ‘Gulla’ e Alexandre de Souza ‘Jacaré’.

Localizado em Nova Independência, o CDP começa a receber seus ‘moradores’ nesta próxima segunda-feira (26). De acordo com a SAP, o valor investido no empreendimento foi de R$ 47.116.901,17 e a obra foi realizada pela empresa Engetal – Engenharia e Construções Ltda. O investimento milionário ocupa área construída de 11.180,16 m² e possui capacidade para abrigar 823 detentos em regime fechado.

A unidade foi entregue totalmente automatizada. 100% desenvolvido por técnicos da SAP, o CDP possui um sistema automático para abertura e fechamento de portas sem que os funcionários tenham contato direto com a população carcerária. Além disso, é dotado de todos os equipamentos de segurança, incluindo raio-x, portal detector de metais e scanner corporal.

Os CDPs são estabelecimentos destinados a abrigar presos que aguardam julgamento. No caso específico de Nova Independência, a unidade foi projetada com características diferenciadas, aproveitando as experiências dos que já estavam em funcionamento.

Uma de suas mais importantes inovações são os pavilhões de trabalho e de serviço como a cozinha industrial – onde os próprios presos preparam os alimentos –, salas de aula, além de inclusão, saúde, lavanderia e padaria (setores já existentes nas penitenciárias), incluindo sistema de rampas de acessibilidade a portadores de mobilidade reduzida e banheiros acessíveis.

Cobrança da prefeita

No encontro com o Secretário de Administração Penitenciária, a prefeita Thauana Duarte (PSDB) solicitou maior atenção para a adequação no número de policiais no município, bem como de profissionais da saúde para atendimento aos detentos (caso necessário). De prontidão, o Secretário sinalizou que estaria resolvendo os detalhes nos próximos dias.

Em sua breve fala, Thauana enfatizou os pontos positivos e disse estar preparada para novos desafios. “Ficamos felizes em ver moradores de Nova Independência, voltando a residir junto às suas famílias. Também estamos preparados para receber os novos moradores e seus familiares. A cidade certamente vai crescer e gerar novas fontes de renda. Sabemos dos desafios, mas vamos junto às polícias Militar e Civil, aumentar nossa segurança para evitar possíveis transtornos”.

O secretário Gomes, usou abordagem diferente em seu discurso, utilizando dados e estatísticas oficias: “Nosso Estado possui a maior população carcerária do país. São 231 mil presos todo mês. São mais de 9 mil novos detentos. Nos próximos meses, outras 12 unidades entram em funcionamento, e, mesmo assim, nosso déficit carcerário será mantido em 88 mil vagas apenas para homens”.

Sobre a unidade de Nova Independência, o secretário foi bem objetivo: “Estamos em um CDP completamente seguro. Temos aqui 100% das selas com automação, ou seja, as selas são abertas e fechadas sem que o agente tenha contato com os detentos. Possuímos equipamentos de raio-x de última geração, detector de metais, raquetes e scanner corporal. E o mais importante, temos os melhores agentes penitenciários do pais”, concluiu Gomes.

Após o descerramento da placa oficial, Prefeita e Secretário – juntamente com o público presente, foram conhecer as instalações da unidade.

Assessoria de Comunicação

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!