Soldados da Marinha Indiana participam de operação de resgate em uma área inundada em Kerala, na Índia, nesta sexta-feira (17) (Foto: Sivaram V/ Reuters).

Inundações na Índia deixam mais de 320 mortos

Balanço desta sexta-feira reúne vítimas que morreram em uma semana no estado de Kerala. Governo local já considera inundação a pior do século.

O número de mortos em uma semana de inundações no estado de Kerala, um dos mais turísticos na Índia, subiu para 324 mortos nesta sexta-feira (17), anunciou o governo local. Mais de 200 mil pessoas estão desabrigadas e precisaram buscar acampamentos, segundo a BBC.

Soldados da Marinha Indiana participam de operação de resgate em uma área inundada em Kerala, na Índia, nesta sexta-feira (17) (Foto: Sivaram V/ Reuters).

Soldados da Marinha Indiana participam de operação de resgate em uma área inundada em Kerala, na Índia, nesta sexta-feira (17) (Foto: Sivaram V/ Reuters).

O ministro-chefe de Kerala, Pinarayi Vijayan, indicou em um tuíte que seu Estado “enfrenta as piores inundações em um século, com a perda de 324 vidas”. Mais cedo, a administração do Estado descreveu a crise como “extremamente grave”.

O governo do estado disse que muitas pessoas foram vítimas dos deslizamentos de terra.

As operações de resgate, que mobilizam centenas de pessoas, foram reforçadas. Cerca de 30 de helicópteros do exército e 320 embarcações participam nas operações de salvamento de pessoas que ficaram isoladas pelas inundações. Milhares delas já foram salvas, mas 6.000 ainda se encontram isoladas.

Segundo o ministro-chefe de Kerala, 223.139 pessoas sem moradia foram abrigadas em 1.500 acampamentos improvisados.

Milhares de indianos precisaram fugir para lugares mais altos. O governo fez um apelo para que as pessoas não ignorem as ordens para deixar suas casas.

Alerta vermelho

Como há previsão de mais chuva forte, o aeroporto foi fechado. A presidência de Kerala voltou a advertir aos 33 milhões de habitantes deste estado meridional: “Todos os distritos, excetuando o de Kasargod, estão em alerta vermelho. As chuvas torrenciais podem afetar 13 distritos. Todos os seus habitantes devem estar muito atentos”, informou a equipe de Vijayan em sua conta do Twitter.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, anunciou nesta sexta-feira ter tratado com Vijayan a situação das inundações, que começaram na semana passada.

“Me deslocarei nesta noite (de sexta-feira) em Kerala para examinar a situação”, prometeu Modi em uma mensagem no Twitter.

Ajude-nos

Cresce o número de habitantes que pedem ajuda nas redes sociais.

“Minha família e a dos vizinhos sofrem graves problemas por causa das inundações na região de Pandanad Nakkada, assegurou Ajo Varghese em uma publicação que viralizou no Facebook. Não temos “nem água nem comida”, lembrou. “Os telefones celulares não funcionam. Ajudem-nos, por favor!”, acrescentou.

Um dirigente local confirmou que o problema nas linhas telefônicas dificulta o contato com os habitantes afetados pelas inundações que precisam de ajuda de maneira urgente.

Chuvas de monções

No estado de Kerala, famoso por suas praias paradisíacas, costuma chover com muita intensidade durante a estação das monções, mas as precipitações foram especialmente fortes este ano.

Mais de um milhão de turistas visitaram Kerala no ano passado, segundo dados oficiais.

G1

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!