Equipes de resgate trabalham no local onde um avião com 113 pessoas a bordo caiu logo após decolagem em Havana, Cuba (Foto: Yamil Lage/AFP).

Morre outra sobrevivente de queda de avião em Cuba

Apenas uma jovem sobreviveu ao acidente, que ocorreu na sexta-feira (18).

O Ministério da Saúde de Cuba informou nesta sexta-feira (25) que morreu mais uma sobrevivente da queda do avião em Havana, na semana passada. Com essa morte, sobe para 112 o número de vítimas do acidente que aconteceu instantes depois de o avião decolar no dia 18 deste mês.

Equipes de resgate trabalham no local onde um avião com 113 pessoas a bordo caiu logo após decolagem em Havana, Cuba (Foto: Yamil Lage/AFP).

Equipes de resgate trabalham no local onde um avião com 113 pessoas a bordo caiu logo após decolagem em Havana, Cuba (Foto: Yamil Lage/AFP).

Emiley Sánchez, de 40 anos, sofreu severas lesões e queimaduras em 41% de seu corpo (34% delas são profundas). A única sobrevivente do acidente, Maylén Díaz, de 19 anos, permanece internada no hospital Calixto García, na capital cubana.

A causa da queda do avião segue indeterminada. Na quinta-feira (24), a 2ª caixa-preta da aeronave da empresa Cubana de Aviação foi encontrada. Vídeos divulgados por moradores locais e depoimentos ajudaram que os investigadores encontrassem esse segundo gravador. A 1ª caixa-preta – que gravou os sons das cabines de voo – foi recuperada horas após o acidente.

Obsoleto e barulhento

A aeronave que caiu em Cuba voava havia quase 40 anos. O modelo, o 737-200, é barulhento e obsoleto, e começou a perder espaço, já no início dos anos 1990, para aviões mais modernos e espaçosos, como a continuação da família 737 (-300, 400 e 500), que levavam mais passageiros e tinham motores mais silenciosos e econômicos.

Desde meados dos anos 2000, nenhuma grande companhia aérea no mundo voa os 737-200 – em razão de legislações que exigem que as aeronaves tenham nível de ruido menor. Entre os operadores estão empresas de Uganda, Paquistão, Quênia, Congo, Filipinas e Venezuela. Atualmente, nenhum voa regularmente dentro da Europa e dos Estados Unidos.

O mesmo ocorre no Brasil. Em grandes companhias, o fim se deu em 2005, com Varig e Vasp, ambas extintas. Em 2010, o Boeing 737-200 usado pela Rico Linhas Aéreas, do Amazonas, foi o último a voar regularmente em voos domésticos no país.

 

 

 

 

 

G1

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