Vacinação contra a gripe H1N1 vai até dia 1º de junho. (Foto: Foto: José Marcelo/G1)

Secretaria de Saúde confirma primeira morte provocada por H1N1 em Andradina

Vítima de 39 anos morreu no final do mês de abril e era diagnosticado com diabetes, segundo a secretaria.

ANDRADINA – A Secretaria de Saúde de Andradina (SP) confirmou a primeira morte do ano causada pela gripe H1N1 na cidade.

Vacinação contra a gripe H1N1 vai até dia 1º de junho. (Foto: Foto: José Marcelo/G1)

Vacinação contra a gripe H1N1 vai até dia 1º de junho. (Foto: Foto: José Marcelo/G1)

A vítima é um homem de 39 anos que morava no bairro Pereira Jordão e morreu no final de abril. Segundo a secretaria, ele era diagnosticado com diabetes.

As amostras do paciente foram encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz e o resultado do exame saiu na sexta-feira (18). Outros seis casos de gripe estão sendo analisados.

Para evitar a gripe H1N1, está sendo realizada a campanha de vacinação que termina no dia 1º de junho e, segundo a prefeitura, 52% do público-alvo já foi vacinado.

Sintomas e tratamento

A gripe – tanto a H1N1 quanto a H3N2 ou a Influenza B – tem como sintomas febre alta e súbita, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações e dor de cabeça. No caso do H1N1, um sintoma que chama a atenção é a falta de ar e o cansaço excessivo.

É importante distinguir a gripe do resfriado comum, que é muito mais leve, com sintomas menos graves como coriza, mal estar, dor de cabeça e febre baixa.

O tratamento deve envolver boa hidratação, repouso e uso do antiviral específico, prescrito pelo médico. É importante que o paciente consiga tomar a medicação nas primeiras 48 horas do início dos sintomas, para que a eficácia seja maior. O tratamento também pode envolver o uso de analgésicos para aliviar os sintomas.

G1

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!