Encontro será a partir das 18h no Centro Cultural Pioneiros de Andradina. Foto: Secom/Prefeitura

Encontro de Folias de Santo Reis acontece nessa sexta-feira

ANDRADINA – O tradicional Encontro de Folias de Santos Reis da Secretaria de Cultura do Governo de Andradina acontece nessa sexta-feira (26) a partir das 18h, no Centro Cultural Pioneiros de Andradina.

Encontro será a partir das 18h no Centro Cultural Pioneiros de Andradina. Foto: Secom/Prefeitura

Encontro será a partir das 18h no Centro Cultural Pioneiros de Andradina. Foto: Secom/Prefeitura

Seis companhias irão se apresentar: Romeiros de Belém, Unidos de Belém, Herdeiros de Belém, Canarinhos de Belém, Nascimento do Menino Jesus e Estrela Guia (convidada da cidade de Mirandópolis).

“Convidamos a todos para prestigiarem essa festa que vai muito além do cunho religioso. Celebra e resgata todos os anos a igualdade, a união e a paz entre as pessoas e sua comunidade e ainda dá um colorido especial ao mês de janeiro sempre com uma mensagem de fé”, disse o secretário de Cultura, Fabrício Carvalho.

A Folia de Reis, Reisado, ou Festa de Santos Reis é uma manifestação cultural religiosa festiva e classificada, no Brasil, como folclore. Praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo, no intuito de rememorar a atitude dos três reis magos, que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do prometido messias (o menino Jesus Cristo), para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes (citação do livro da Bíblia, Mateus, capítulo 2).

Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas, tocando músicas alegres em louvor aos “Santos Reis” e ao nascimento de Cristo, essas manifestações festivas estendiam-se até a data consagrada aos três reis magos (6 de janeiro). Trata-se de uma tradição vinda da Espanha que ganhou força especialmente no século XIX e que mantém-se viva em muitas regiões do país, sobretudo nas pequenas cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Goiás, dentre outros.

Secom/Prefeitura

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!