Tamiko acompanha de perto ações de prevenção para a saúde da mulher. Foto: Secom/Prefeitura

Outubro Rosa tem ações intensificadas nesta semana em Andradina

ANDRADINA – A Secretaria de Saúde do Governo de Andradina realiza nesta semana de 16 a 20 de outubro uma intensificação de ações da campanha do Outubro Rosa em todas as Unidades de Saúde.

Tamiko acompanha de perto ações de prevenção para a saúde da mulher. Foto: Secom/Prefeitura

Tamiko acompanha de perto ações de prevenção para a saúde da mulher. Foto: Secom/Prefeitura

Outubro é o mês de alerta e exames de prevenção e detecção precoce do câncer do colo do útero e de mama. Durante todo o mês a Saúde Municipal realiza consultas, exames e atividades diversas em busca da integralidade do cuidado com enfoque na prevenção de doenças e agravos além da promoção da saúde feminina.

As atividades vêm sendo acompanhadas pela prefeita Tamiko Inoue, que esteve na tarde desta terça-feira (17) na Unidade Básica de Saúde do bairro Benfica, “Eduardo Henrique Char”. “A prevenção e os cuidados da saúde devem estar em primeiro lugar nas nossas vidas”, comentou Tamiko.

“Esta é mais uma oportunidade para as mulheres de todas as faixas etárias de aproveitarem os atendimentos em horários oportunos, de dia e noite, para realizarem os exames clínicos das mamas e para as de 40 a 69 anos solicitarem o exame de mamografia”, alertou o secretário da pasta, Marcelo Gimenez.

Gimenez falou ainda que os postinhos também estarão realizando as triagens sorológicas para hepatite B e C, sífilis, HIV. Além da imunização de mulheres conforme os grupos prioritários: HPV e meningo C para as adolescentes de 09 a 13 anos; para fase adulta, o DPTA (para gestantes) e SCR, hepatite B, tétano (DT) e febre

amarela. As idosas acima de 60 anos receberão também a imunização contra o influenza.

Outras práticas e ações complementares serão realizadas como atividades educativas em sala de espera da Unidade de Saúde; rodas de terapia comunitária integrativa; inclusão das mulheres em grupos de atividade física e ainda uma caminhada no dia 20 de outubro com saída as 8h30 da Praça Moura Andrade até a Igreja Nossa Senhora das Graças, para mobilização e conscientização em parceria RAPAC (Rede Andradinense de Apoio ao paciente com Câncer), NASF (Núcleo de Atividades de Saúde da Família) e ESFs (Estratégia Saúde da Família).

A visita desta terça-feira foi acompanhada pelas enfermeiras responsáveis pelo exame Papanicolau, Rafaela Beccaria Calestini e Priscila Renata de Souza Felipe e o responsável pela coleta dos testes rápidos sorológicos, Vanderli Marques Pego, além da equipe da unidade.

Secom/Prefeitura

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!