sao_sebastiao (41)

Igreja São Sebastião também realiza Corpus Christ separadamente

ANDRADINA – Ao contrário de anos anteriores, as duas igrejas Matriz de Andradina, a São Sebastião (acima da linha do trem) e Nossa Senhora das Graças (abaixo), realizaram na última quinta-feira (15), suas festividades de Corpus Christ separadamente, porém, com o mesmo tema: Corpus Christ Solidário. Cada um com suas respectivas paróquias arrecadaram junto aos fiéis alimentos não perecíveis que serão doados à entidades previamente escolhidas, além da população carente. Não foi informado o motivo para a comemoração em separado.

As duas igrejas programaram procissões no mesmo horário, às 17h, em volta de seus respectivos pátios, porém, precedidas de missas em seus salões nobres (16h). Na São Sebastião foi rezada pelos padres Sebastião Gonçalves e Silvio.

O entorno das duas igrejas foram enfeitadas por fiéis desde as primeiras horas da manhã de quinta-feira (15), utilizando material plástico, serragem, borra de café e tampinhas (N. S. das Graças_. Na são Sebastião foram confeccionadas faixas com temas religiosos.

Padre Sebastião considera importante refletir nesse gesto e no da multiplicação dos pães, para observar o quanto Jesus Cristo quer de nós a partilha, a multiplicação e a divisão.

Corpus Christi

Corpus Christi é um feriado nacional no qual a igreja católica festeja o corpo de Cristo representado na Eucaristia. A data pode ser calculada como sendo a primeira quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade ou então 60 dias após o domingo de páscoa1. A celebração é composta de uma missa, de procissões e adoração do Santíssimo Sacramento.

A comemoração do Corpus Christi acontece sempre em uma quinta-feira, em referência à Quinta-Feira Santa, quando aconteceu a última ceia de Jesus com seus apóstolos. Nesta passagem, Cristo entrega simbolicamente sua vida a Deus e à humanidade. Jesus manda celebrar sua existência comendo o pão e bebendo o vinho (a eucaristia), que se transformariam sem seu Corpo e Sangue2.

O apóstolo João (Jo 6, 55-59) descreve a cena da seguinte forma:

“O que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia”. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.”

A celebração da Eucaristia é, assim, a forma de reconhecer que Jesus continua vivo em meio à comunidade cristã.

MIL NOTICIAS/Agência

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!