Tradicional festa da colônia japonesa, o Undokai aconteceu no clube AACEA e contou com a participação da comunidade nipônica e brasileira. Foto: Secom/Prefeitura

Realizada a tradicional festa Undokai de Andradina

ANDRADINA – A manhã do último domingo (30), foi marcada pelo encontro de centenas de famílias das comunidades japonesas e brasileiras de Andradina e de toda a região no tradicional evento do Undokai, na A.A.C.E.A. (Associação Assistência Cultural Esportiva de Andradina), no Jardim Europa.

A prefeita Tamiko Inoue, que esteve presente desde o início no evento, acredita que essa é uma oportunidade de reunir toda a família, estimulando brincadeiras saudáveis através da prática esportiva.

“Esse é um momento em muitos costumes são repassados através das várias gerações, além disso, é um dia para se confraternizar com toda a comunidade presente”, afirmou Tamiko que participou desde o preparo das refeições que é realizado também pelas senhoras do Fujin-kai até as provas de corrida.

A festa foi criada em homenagem ao imperador Hirohito (29 de abril de 1901 – 7 de janeiro de 1989), do Japão, que teve o reinado mais longo de todos os imperadores japoneses, e coincidiu com um período em que ocorreram grandes mudanças na sociedade japonesa. Originalmente a data do Undokai é 29 de abril, aniversário do imperador, mas foi transferida para o feriado do

Dia do Trabalho no Brasil e excepcionalmente este ano antecipado para o domingo.

A marca registrada do evento é o hasteamento das “koi noboris”, pipas em formato de carpas içadas ao céu que representam a família, em escala de tamanho para representar os filhos de todas as idades.

As famílias costumam chegar bem cedo e passar o dia inteiro. A participação é um costume que envolve das crianças menores até idosos acima dos 70 anos. A Associação Assistência Cultural Esportiva de Andradina (AACEA), promotora do evento também prepara um café reforçado aos participantes e um disputado almoço.

Representando o legislativo, o vereador Márcio Makoto que também fez a locução das provas no campo de beisebol das oito da manhã até o final das atividades, citou que já participava ainda garoto do undokai com família. Também participou pelo legislativo, o vereador Mario Henrique Cardoso.

“Esse momento resgata a cultura japonesa, e permite que exista uma troca de experiências” afirmou o vereador que ainda disse que a comunidade local e de outros municípios sempre confirmam presença.

A festa contou com a participação de autoridades do município e da colônia japonesa, como o presidente do clube, Paulo Matssunaga, Arnaldo Hideo Kotaki, Emílio Akira Maenossono, Minoro Obana e Jorge Yamada que já foram vice-presidente da Associação, os presidentes de Honra da AACEA, Takeshi Kuriyama, Sussuma Yamada, e a senhora Sutie Utiyama que também é presidente do Fujin-Kai, além do presidente do Templo Budista Honpa-Hongwanji de Andradina, Tohoro Ozima. Participaram também os secretários de Esportes, Lazer e Juventude, Manoel Messias, de Promoção e Assistência Social, Elaine Vogel, de Governo e Gestão Participativa, Márcio Arai, de Cultura, Fabrício Carvalho, o chefe de instrução do Tiro de Guerra 02 007, Subtenente Leonardo Minakawa, a Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Marcela Arai, o representante do 28º Batalhão de Polícia Militar do Interior de Andradina, cabo PM Marcelo Donegatti.

Secom/Prefeitura

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!