Evento especial no Horto Educacional reuniu crianças da educação infantil. Foto: Secom/Prefeitura

Dia Mundial da Água é comemorado com ações de conscientização

ANDRADINA – O Governo de Andradina, através da Secretaria de Meio Ambiente, celebroua o Dia Mundial da Água, comemorado na quarta-feira, 22 de março, com ações que ocorrem durante todo o ano junto à SME (Secretaria Municipal de Educação).

O dia iniciou com uma palestra de conscientização para as turmas do 4º ano da EMEF (Escola Municipal de Educação Fundamental) Josepha de Jesus Carreira. A prefeita Tamiko Inoue que prestigiou a palestra citou que é nítido o papel da educação na vida das crianças quanto ao uso racional da água de forma intensa e ativa.

“O Governo de Andradina procura apoiar todo o projeto voltado às atividades que levem aos pequenos e aos jovens o conhecimento, principalmente quando se trata da preservação desse líquido tão precioso que é à água”, declarou Tamiko, explicando que a boa interação entre os alunos durante a palestra acontece pela excelente equipe de educadores e profissionais que o município tem à disposição no ensino infantil.

Com orientações de uma maneira didática os alunos aprenderam sobre o uso consciente da água e formas de diminuir o desperdício com a palestra ministrada pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente, composta pelos Técnicos de Meio Ambiente Adriano Denúncio de Sá e Sérgio Kotaki, e as colaboradoras Larissa Moraes e Jéssica Afonso. Estiveram presentes também a diretora da EMEF, Carmem Kazuko Sacai, a vice-diretora, Kelly Regina S. Tavares e as professoras Márcia Aparecida Crivelaro e Norma Teixeira.

O secretário de Meio Ambiente, Cláudio Gotardo Filho, explica que o município apoia as iniciativas e projetos de conscientização

que são fundamentais para que crianças em fase de aprendizagem possam desenvolver esse hábito correto do uso da água, e ainda tenham a missão de levar aos adultos de casa. “Esse trabalho vai contribuindo para a diminuição dos riscos da falta d’água preservando nosso meio ambiente e fontes naturais”, explicou Gotardo.

A parceria entre as Secretarias de Educação e Meio Ambiente já acontece durante todo o ano letivo, com projetos de visitações de todos os alunos da rede ao Horto Educacional, utilizando o material disponível no local para auxiliar os professores com atividades extracurriculares.

Nesta quarta foi a vez de cerca de 80 alunos da EMEI (Escola Municipal de Ensino Infantil) Clara Gozzo Geraldo para atividades como plantação de árvores, trilha ecológica e cantos voltados ao tema “Água”.

A data foi sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, de 1992, e passou a ser comemorada em 1993. O objetivo desse dia é promover conscientização sobre a relevância da água para a nossa sobrevivência e de outros seres vivos.

Além disso, a data é um momento para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando poluição e contaminação.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) estimam que mais de 1,4 bilhão de empregos, ou 42% do total da força de trabalho mundial, são altamente dependentes dos recursos hídricos. Entre os setores mais atingidos estão à agricultura, a indústria, a silvicultura, a pesca e aquicultura, a mineração, o suprimento de água e o saneamento, assim como quase todos os tipos de produção de energia. Esta categoria também inclui empregos em áreas como cuidados de saúde, turismo e setores de gestão de ecossistemas.

Também foi estimado que 1,2 bilhão de empregos, ou 36% do total da força de trabalho mundial, são moderadamente dependentes dos recursos hídricos. São setores para os quais a água é um componente necessário em suas cadeias de valores, como construção, recreação e transporte.

Secom/Prefeitura

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!