fraternidade1

Campanha da Fraternidade começa amanhã: “Cultivar e guardar a Criação”, é o tema

ANDRADINA – A Igreja Católica volta discutir o tema ambiental durante os 40 dias da Quaresma, e o lançamento será nessa quarta-feira, durante a Celebração das Cinzas que se realiza em todas as paróquias do país. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) definiu como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema será “Cultivar e guardar a Criação”.

fraternidade1Na verdade o lema é uma citação no primeiro livro da Bíblia, o do Gênesis, quando Deus estabelece que mesmo cultivando o homem deve respeitar a vegetação que já existe e que brota espontaneamente do solo.

Em Andradina serão realizadas celebrações das cinzas e lançamento da campanha nas paróquias de Nossa Senhora das Graças e São Sebastião, a partir das 19h30.


O Estado de São Paulo é basicamente formado pelos Biomas Mata Atlântica ( 68%) e Cerrado. A importância desses ecossistemas foi recentemente reconhecida com a inclusão de ambos na lista de regiões biologicamente mais ricas e ameaçadas do planeta, organizada por uma importante organização internacional.

Segundo o Inventário Florestal do Estado de São Paulo de 1993, o estado possui cerca de 33.000.000 hectares de “Mata Natural”, ou seja, 13,4% de seu território. Destes, aproximadamente 85% são classificados como “mata” e “capoeira”; 9% como as diferentes fisionomias do Cerrado e 4% entre “várzea”, “restinga”, “mangue” e “vegetação não classificada”.

Ainda conforme o Inventário Florestal do Estado,no período de 1962 a 1971-73 houve um decréscimo de 39,45% da cobertura vegetal natural do Estado e de 1971-73 a 1990-92, o decréscimo foi de 29,20%. No total, de 1962 a 1990-92, a perda de vegetação foi de 57,13%, um índice alarmante.

Atualmente, um dos principais problemas enfrentados para a conservação dos remanescentes florestais do Estado é sua extrema fragmentação. No Cerrado, por exemplo, os remanescentes estão distribuídos em cerca de 8 500 fragmentos.

O mesmo ocorre com as últimas áreas de reserva natural do antigo maciço da Mata Atlântica, localizadas na região Noroeste Paulista onde está Andradina. A abertura de fazendas de gado foi sucedida pela construção de lagos hidrelétricos. Só o de Três Irmãos alagou quase 80 mil hectares de matas nativas. Mais recentemente foi a ampliação das lavouras de cana, a principal responsável pela destruição de matas, derrubada de árvores e destruição de nascentes. Enquanto a média de preservação de matas nativas é de 13%, na nossa região, segundo a Secretaria Estadual da Agricultura, ela é inferior a 2%.

PASCOM- Igreja São Sebastião de Andradina

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!