EXEMPLO DE GESTÃO: Santa Casa de Andradina apresenta últimas conquistas, Hemodinâmica, Ressonância Magnética e Instituto do Câncer. Fotos: Assessoria de Imprensa ISCA

Santa Casa de Andradina apresenta últimas conquistas, Hemodinâmica, Ressonância Magnética e Instituto do Câncer

ANDRADINA – A Organização Social de Saúde da Irmandade Santa Casa de Andradina encerrou o ano de 2016 com grandes conquistas, graças aos esforços do conselho administrativo e sua diretoria que enfrentaram grandes barreiras para trazer para Andradina alguns dos centros mais modernos do Brasil, entre eles estão o novo Centro de Hemodiálise que está em fase final de acabamento, o HEMOCori ou Centro Hemodinâmica, que é o novo Centro de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular, um dos mais modernos do país com médicos especialistas e equipamentos de última geração, a Ressonância Magnética que de uma forma geral, é caracterizada como um exame que ocorre para a realização de diagnóstico por imagem, essas imagens são em alta definição de várias partes do corpo humano, e ainda trouxeram o ICAN, o novo Instituto do Câncer de Andradina, com um investimento inicial que ultrapassou R$ 300 mil, a nova ala é constituída de uma farmácia de diluição de quimioterápicos e local de infusão de medicação. Além destas conquistas, o Centro Cirúrgico tornou-se um dos mais modernos da região, sendo totalmente reformado e tendo seus leitos ampliados, aquisição de equipamentos de última geração e contratação de mais profissionais.

HEMOCori – CENTRO DE DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO CARDIOVASCULAR

Este serviço é especializado no diagnóstico e tratamento das doenças que afetam o sistema cardíaco e vascular de uma forma geral. Tratamento este que consiste no restabelecimento da circulação, o que é essencial, por exemplo, em casos de infarto agudo do miocárdio, doenças das válvulas cardíacas e dos vasos cerebrais, como Aneurisma.

O HEMOCori conta com equipe médica de excelência composta por cardiologistas intervencionistas, médico vascular, neuro-vascular e enfermeira especializada na área, além de possuir equipamentos modernos como o Angiógrafo-X-PRO-GE, que operam com baixas doses de radiação.

O Dr. Márcio Antônio dos Santos, cardiologista intervencionista da equipe da cidade de São José do Rio Preto que atua no setor, é o responsável técnico do HEMOCori. Ele explica que no Brasil a principal causa de mortalidade na população adulta são as doenças do sistema circulatório, dentre elas o Infarto Agudo do Miocárdio e o AVC (Acidente Vascular Cerebral). Isso explica que quanto mais rápido o atendimento e o diagnóstico dessas enfermidades, menor o risco de morte do paciente.

Na Santa Casa de Andradina, o Centro de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular (HEMOCori) foi desenvolvido para proporcionar mais conforto a pacientes e acompanhantes, que antes precisavam se deslocar até outras cidade para a realização deste procedimento.

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

O setor de Ressonância Magnética da Santa Casa de Andradina, de uma forma geral, é caracterizado como um exame que ocorre para a realização de diagnóstico por imagem. Essas imagens, por sua vez, são imagens em alta definição de várias partes de todo o corpo.

A Santa Casa de Andradina possui um dos mais modernos equipamentos que existem no país, o principal deles é o Magneto que possui potência de 1,5 Tesla, da marca GE, modelo Optima 360.

Além de um seleto grupo de tecnólogos e auxiliares de enfermagem especializados e treinados especificamente para a área de Ressonância, os médicos são especialistas em cada divisão, fazendo com que a qualidade e precisão dos exames sejam impecáveis e o atendimento é inteiramente humanizado.

Um dos diferenciais é que os equipamentos e profissionais são capazes de realizar exames de alta complexidade, não encontrados em um raio de 100 km, como a Ressonância de mama e mama com prótese, Colangiorressonância (método não-invasivo e da eficácia elevada para o diagnóstico a respeito das vias biliares e do pâncreas, sendo considerado mais eficaz que o Ultrassom e a Tomografia no caso de Cálculos Biliares), Espectroscopia por Ressonância (realizada para colaborar na identificação de doenças degenerativas como o Alzheimer) e a Tractografia (baseada na análise de movimento das moléculas de água no tecido cerebral in vivo, é uma moderna técnica de Ressonância Magnética que mostra a posição, a anatomia e a integridade dos tratos da substância branca no encéfalo e na medula, conforme a direção de suas fibras).

E é por conta disso que esse processo de Ressonância Magnética pode diagnosticar ou detectar uma variedade de anormalidades por todo o corpo, o que muitas vezes não é possível detectar por meio de outros exames.

ICAN – INSTITUTO DO CÂNCER DE ANDRADINA

Um grande sonho para a cidade de Andradina e toda a região, onde pacientes oncológicos que viajavam centenas de quilômetros para realizar o procedimento, hoje tem o tratamento aqui em Andradina.

O nome dado ao ICAN, é o de uma ex colaboradora da Santa Casa de Andradina, que exerceu sua função no setor de limpeza por muitos anos e, não resistiu à luta contra o câncer, vindo a falecer no mês de agosto de 2015. Uma justa e merecida homenagem que a diretoria da Santa Casa fez a sua ex colaboradora, nomeando o ICAN como, “Unidade de Oncologia Terezinha de Jesus Albuquerque.”

Segundo o médico oncologista Doutor em Medicina pela USP (Universidade de São Paulo) e diretor do ICAN, Dr. Bruno Andraus Filardi, “com um investimento inicial que ultrapassou R$ 300 mil, a nova ala é constituída de uma farmácia de diluição de quimioterápicos e local de infusão de medicação, construídos para oferecer aos pacientes de Andradina e região a oportunidade de receber o tratamento oncológico sem a necessidade de procurar auxílio em outros centros distantes.”

“Com as instalações concluídas o ICAN é capaz de iniciar o tratamento de praticamente todos os casos de câncer que venham acontecer na região, a Santa Casa de Andradina deu um passo gigantesco com a chegada do Instituto de Oncologia. Com a ajuda de sua competente administração, conseguimos inaugurar em poucos meses”, afirmou Dr. Bruno.

A parceria entre o Instituto do Câncer de Andradina e a Santa Casa vai atender os 14 municípios da região, sendo capaz de tratar todos os casos de câncer entre os adultos da população regional.

A equipe que está a frente do ICAN é constituída por 9 médicos, que trabalham direta ou indiretamente, coordenados pelo médico oncologista Dr. Bruno, que já reside no município de Andradina e será capaz de oferecer o tratamento clínico e cirúrgico para quase todos os tipos de câncer. Hoje o ICAN é um dos Institutos de Câncer mais modernos do estado.

 VEM MAIS POR AÍ: CENTRO DE HEMODIÁLISE

 Com um investimento total em torno de 4,5 milhões de reais e a chegada de 20 equipamentos para o procedimento da Hemodiálise, a diretoria da Santa Casa de Andradina apresentou à população o terreno e a equipe de construtores do Centro de Hemodiálise em junho do ano passado, hoje com as obras em fase de acabamento.

Após anos de luta para que Andradina tivesse seu próprio Centro de Hemodiálise e suprir as necessidades dos pacientes que sofrem com problemas renais e precisam se deslocar para outras cidades para realizar o procedimento pelo menos três vezes por semana, a Santa Casa de Andradina vai inaugurar o novo complexo nos próximos meses. O terreno onde foi feito a construção pertence a própria instituição, sendo a obra e equipamentos liberados pelo Governo do Estado de São Paulo.

Atualmente a Santa Casa de Andradina atende mais de dez municípios na região e já recebeu 20 máquinas para o procedimento da hemodiálise. Após a inauguração do Centro de Hemodiálise, essas máquinas em pleno funcionamento terão a capacidade de atender em torno de 120 pacientes ao mês.

“Estamos passando por uma reestruturação muito grande, desde a reforma completa da UTI (Unidade de Terapia Intensiva), novos aparelhos e construção do Centro de Hemodiálise e Hemodinâmica, ampliação e reforma do Centro Cirúrgico, mais leitos, e a construção do Instituto de Oncologia, tudo isso está sendo feito ao mesmo tempo e a Santa Casa tem muito orgulho de se tornar referência no estado, disse o superintendente Sebastião Sérgio da Silva.

Assessoria de Imprensa Isca

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!