Prefeito Jamil participou da inauguração do Barracão de Coleta Seletiva com cooperados que serão beneficiados. Foto: Secom/Prefeitura

Inaugurado barracão de coleta seletiva de materiais recicláveis

ANDRADINA – O Governo de Andradina realizou, nesta sexta-feira (18), a inauguração do Barracão de Coleta Seletiva, que faz parte do Centro de Triagem de Resíduos Sólidos de materiais recicláveis instalado no Ecoponto.

Prefeito Jamil participou da inauguração do Barracão de Coleta Seletiva com cooperados que serão beneficiados. Foto: Secom/Prefeitura

Prefeito Jamil participou da inauguração do Barracão de Coleta Seletiva com cooperados que serão beneficiados. Foto: Secom/Prefeitura

Até 50 toneladas/mês de material reciclável deverão passar pela esteira de triagem. Foto: Secom/Prefeitura

Até 50 toneladas/mês de material reciclável deverão passar pela esteira de triagem. Foto: Secom/Prefeitura

O local conta com esteira para separação dos reciclados, uma prensa hidráulica vertical e um triturador de vidro para o processo de reaproveitamento de materiais como papelão, plástico e alumínio dentro de um barracão de 350 m², com toda estrutura como refeitório, banheiro, vestiário e o escritório com um investimento de quase meio milhão de reais do Governo de Andradina em parceria com Secretaria Estadual do Meio Ambiente, através do FECOP (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição).

O prefeito Jamil Ono (PT) afirmou que a partir dessa nova conquista para o município haverá enormes benefícios ambientais e sociais.

“O Governo de Andradina tem trabalhado para reaproveitar ao máximo o lixo que é produzido, dando um destino correto permitindo uma relação saudável entre o meio ambiente e a nossa população. A nova estrutura permitirá uma transformação direta na vida de famílias que estão ligadas e sobrevivem da coleta do material reciclável”, comenta o prefeito Jamil.

No local será possível a separação de até 50 toneladas do material reciclado que passará pela esteira, sendo selecionado e prensado, aonde o excedente também será separado e terá a destinação correta. No caso do vidro existe um triturador especial.

A abertura desse Centro de Triagem vai beneficiar diretamente mais de 70 famílias de pessoas que trabalham na coleta de recicláveis ligadas a Cooperandra (Cooperativa de Trabalho de Reciclagem de Resíduos Líquidos, Sólidos, Semissólidos e Derivados da Cidade de Andradina).

De acordo com o secretário de Meio Ambiente Cláudio Gotardo, o Governo de Andradina vem investindo para dar destino a praticamente todo o tipo de resíduos produzidos no município, além de sua correta reutilização final. Essa é uma ideia inovadora e que tem se tornado referência na região.

“O desenvolvimento sustentável do município e principalmente as questões de garantia digna à pessoa humana que sobrevive da coleta seletiva está em primeiro lugar no projeto”, citou Gotardo explicando que também os investimentos anteriormente feitos pelo Governo de Andradina, como espaços exclusivos e o barracão de pneus, que já estavam sendo utilizados por membros da cooperativa.

Roberto Teodoro da Silva, presidente da Cooperandra, ficou agradecido com a inauguração do barracão, e afirmou que essa será a oportunidade de muitos conquistarem melhores condições de vida.

“Será através dessa oportunidade que muitos dos cooperados alcançarão novas metas. Trabalhando conjuntamente teremos a chance de fazer o que sabemos em função da nossa família e cidade”, afirmou Roberto.

A cooperativa idealizada pelo Governo de Andradina através da Secretaria de Meio Ambiente tem como prioridade oferecer melhores condições de trabalho, cidadania e renda aos catadores de lixo seguindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Ainda estiveram presentes o secretário de Obras e Infraestrutura, Ernaldo Calvoso, o secretário de Negócios Jurídicos, Leonardo de Freitas Alves, e o secretário de Desenvolvimento Agrário, Sérgio Kotaki e funcionários da empresa Constroeste.

Secom/Prefeitura

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!