santacasa_incan-5

Santa Casa homenageia ex-funcionária em inauguração do Instituto do Câncer de Andradina

 “Unidade de Oncologia Terezinha de Jesus Albuquerque”, este é o nome dado ao Instituto do Câncer, justa homenagem à ex colaboradora da Santa Casa de Andradina que não resistiu à luta contra o câncer, vindo a falecer em agosto de 2015

ANDRADINA – A Organização Social de Saúde da Irmandade da Santa Casa de Andradina, em parceria com o Dr. Bruno Filardi e seu grupo de médicos oncologistas, inauguraram no último dia 28, o ICAN (Instituto do Câncer de Andradina), “um grande sonho para a cidade de Andradina e toda a região, onde pacientes oncológicos que viajam centenas de quilômetros para realizar o procedimento, terão tratamento mais próximo”, iniciou Norival Nunes, membro do Conselho da Santa Casa.

O nome dado ao ICAN, é o de uma ex colaboradora da Santa Casa de Andradina, que exerceu sua função no setor de limpeza por muitos anos e, não resistiu à luta contra o câncer, vindo a falecer no mês de agosto de 2015. Uma justa e merecida homenagem que a diretoria da Santa Casa fez a sua ex colaboradora, nomeando o ICAN como, “Unidade de Oncologia Terezinha de Jesus Albuquerque.”

A homenageada foi representada na inauguração por sua sobrinha mais velha, Marcia Maria de Albuquerque, que se emocionou com o carinho que o grupo de médicos oncológicos, a diretoria e o conselho administrativo da Santa Casa de Andradina trataram sua tia Terezinha, “mesmo ela não estando mais entre nós, nossa família fica muito feliz e agradecida por esta linda homenagem, lembro-me muito bem de quando minha tia necessitou da oncologia e aqui não tinha, eu mesma viajava semanalmente com ela para outras cidades e era muito cansativo e desgastante para todos nós, infelizmente ela veio a falecer no ano passado, mas o nome dela vai ficar marcado para sempre aqui neste Instituto”, agradeceu emocionada.

Segundo o médico oncologista Doutor em Medicina pela USP (Universidade de São Paulo) e chefe do ICAN, Dr. Bruno AndrausFilardi, “com um investimento inicial que ultrapassa R$ 300 mil, a nova ala é constituída de uma farmácia de diluição de quimioterápicos e local de infusão de medicação, construídos para oferecer aos pacientes de Andradina e região a oportunidade de receber o tratamento oncológico sem a necessidade de procurar auxílio em outros centros distantes.”

“Com as instalações concluídas o ICAN é capaz de iniciar o tratamento de praticamente todos os casos de câncer que venham acontecer na região, a Santa Casa de Andradina está dando um passo gigantesco com a chegada do Instituto de Oncologia. Com a ajuda de sua competente administração, conseguimos iniciar as obras com previsão de inauguração para o próximo mês de agosto, mas devido a alguns problemas burocráticos, tivemos que adiar para este mês,” concluiu Dr. Bruno.

Também fizeram o uso da palavra o presidente da Unimed de Andradina Dr. João Leme, o diretor médico da Santa Casa Dr. Eduardo Herreros, o vice prefeito Dr. Charles Tof Kobayashi, e o diretor presidente da Santa Casa de Andradina Dr. Fábio Antônio Óbici.

A parceria entre o Instituto do Câncer de Andradina e a Santa Casa vai atender os 14 municípios da região, sendo capaz de tratar todos os casos de câncer entre os adultos da população regional. Cerca de 230 mil pessoas.

A equipe que estará a frente do ICAN é constituída por 9 médicos, que trabalharão direta e indiretamente pelo novo Instituto do Câncer, que será coordenada pelo médico oncologista Dr. Bruno Filardi, que já reside no município de Andradina e será capaz de oferecer o tratamento clínico e cirúrgico para quase todos os tipos de câncer.

O diretor financeiro da Santa Casa, Douglas Tagliavini diz que, “um dos diferenciais do ICAN é a formação da equipe médica, todos são extremamente competentes e possuem uma vontade que é essencial, além disso nosso Instituto vai oferecer à população um tratamento oncológico encontrado somente nos grandes centros do país.”

A diretoria e Conselho da Santa Casa de Andradina estão realizando um sonho em fazer de Andradina uma referência em saúde. Exemplo disso é o Plano Diretor da Santa Casa, onde consta a reforma completa da UTI (Unidade de Terapia Intensiva), novos aparelhos e construção do Centro de Hemodiálise, Hemodinâmica, ampliação e reforma do Centro Cirúrgico, mais leitos, e a construção do Instituto do Câncer que será inaugurado nesta sexta feira.

“É realmente uma grande alegria poder oferecer em Andradina um serviço de alta tecnologia vista apenas nos grandes centros, que será capaz de proporcionar o tratamento oncológico para as pessoas que hoje, além de sofrer com a doença, ainda têm que realizar longas e cansativas viagens para receber o seu tratamento. Quer seja durante o tratamento propriamente dito, no diagnóstico ou seguimento, o paciente e a família poderão contar conosco para auxiliá-los com o que existe de melhor aqui, em sua própria cidade”, explica Dr. Bruno Filardi. “Além da quimioterapia, ao trabalhar em conjunto com excelentes cirurgiões já existentes em Andradina, poderemos realizar as cirurgias também na Santa Casa de Andradina que, inclusive, já disponibilizou novas salas do centro cirúrgico para isso, É realmente uma esperança e alívio para as pessoas que sofrem da doença”.

Assessoria de Imprensa ISCA

 

 

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!