Tribunal Superior Eleitoral (TSE) diz que a notÃcia é falsa; no entanto, se eleitor não cumprir convocação, pode ter o tÃtulo cancelado e sofrer outras restrições.
ANDRADINA – Uma noticia veiculada amplamente em redes sociais de que, quem perder o prazo para cadastramento da biometria vai ter de pagar multa de R$ 150 e pode ter documentos como RG, CPF e habilitação suspensos vem assustando e levando muitas pessoas ao Cartório da 9ª Zona Eleitoral. Porém, a reportagem constatou que a notÃcia não é verdade. É ‘fake’, como dizem na linguagem de redes eletrônicas de comunicação.

Qualquer duvida pode ser tirada no Cartório eleitoral, na rua Iguaçu, bairro Stella Maris. Foto: Manoel Messias/aGÊNCIA

Saguão do Cartório Eleitoral ficou cheio de pessoas com medo de serem multadas devido a informações falsas na internet. Foto: MANOEL MESSIAS/Agência
A informação, em tom alarmista, circula pelo WhatsApp e pelo Facebook com dezenas de posts e centenas de compartilhamentos. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) diz que a mensagem é falsa.
Isso também foi checado pela reportagem do Mil Noticias na tarde de terça-feira (21), junto a uma funcionária do Cartório Eleitoral, localizado na rua Iguaçu, próximo do cruzamento com a rua José Augusto de Carvalho e também da pracinha do “Stella Maris.    Â
Veja o que diz o texto que circula pelas redes sociais:
“Olha só o que o governo inventou para pegar dinheiro do povo, lançou uma lei para todos os eleitores fazerem a biometria mas não avisou nada para ninguém e o prazo vai até 7/12 quem não fizer vai pagar uma multa de 150,00 enquanto não pagar o seu cpf rg habilitação fica suspenso você nao vai poder dirigir nem usar rg nem cpf enquanto nao pagar a multa , o prazo para nao pagar multa é até 7/12, so que ninguem ta sabendo, vai ser um Deus nos acuda espalhem para o maior numero possÃvel gente.”
Veja o que diz o TSE
Segundo o TSE, o cadastramento biométrico ocorre em todo o paÃs desde 2008, mas os prazos são estabelecidos em cada estado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). É possÃvel consultar o cartório eleitoral de seu municÃpio. No caso de Andradina, Castilho e Nova Independência, integrantes da 9ª Zona Eleitoral, as dúvidas podem ser dirimidas no Cartório Eleitoral da rua Iguaçu, bairro Stella Maris.
De acordo com o TSE, não existe multa de R$ 150 para quem perder o prazo de realização da biometria. Assim, da mesma forma, também não está prevista a suspensão CPF, RG ou habilitação. (com informações da Justiça Eleitoral e G1)