Acidente com avião ocorreu na manhã deste sábado em Guabiruba — Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação

‘Nasci de novo’, diz mulher que passava na rua quando avião monomotor caiu em SC

Letícia Schaefer da Silva estava concluindo caminhada diária quando foi surpreendida por queda de avião. Ocupantes saíram sozinhos da aeronave em Guabiruba, no Vale do Itajaí.

GUABIRUBA/SC – Um avião monomotor caiu no Centro de Guabiruba, no Vale do Itajaí, na manhã deste sábado (25). Segundo o Corpo de Bombeiros, dois homens foram resgatados com ferimentos. A ocorrência foi registrada às 10h38, na Rua José Júlio Schumacher.

Ainda de acordo com os bombeiros, o piloto de 35 e o passageiro de 33 anos foram encaminhados para o Hospital Azambuja, em Brusque, com suspeita de traumas e hemorragia. A unidade informou que ambos estão recebendo atendimento, mas não divulgou o estado de saúde deles.

‘Nasci de novo’, diz mulher que passava na rua quando avião monomotor caiu em SC

Pelo menos três vezes na semana a terapeuta Letícia Schaeffer da Silva , de 31 anos, caminha nas ruas próximo de casa em Guabiruba, no Vale do Itajaí, ouvindo música no celular. Neste sábado (25), quando já estava quase concluindo o exercício, foi surpreendida pela queda de um avião monomotor, poucos metros de onde tinha acabado de passar.

“O susto foi grande, fiquei bem traumatizada no início, mas agora já estou mais calma, mais tranquilo. Posso dizer que nasci de novo e que a vida é um sopro”, disse Letícia.

A câmera de monitoramento de uma casa flagrou a queda do avião e Letícia levando um susto. Os dois ocupantes do avião saíram do avião sozinhos, segundo os bombeiros, sofreram ferimentos leves e foram internados. Segundo o irmão do piloto, a suspeita é que tenha ocorrido uma pane no motor.

Diferente dos outros dias, foi caminhar sem ouvir suas canções favoritas e resolver praticar hooponopono, uma prática havaiana de repetições de algumas palavras de alto perdão e cuidado. Segundo ela, por isso estava com as mãos em posição de prece. 

“Meu dia foi atípico. Fui caminhar sem celular, na metade do caminho notei que estava sem máscara. Por consciência ou não, iniciei a prática bem no local que o avião caiu, de repetir 108 vezes ‘sinto muito, Me perdoe, eu te amo, sou grata’. Eu tinha começado ali, já tinha dado a volta e estava concluindo”, contou.

Após voltar alguns passos para tentar auxiliar os dois ocupantes do avião, ela retornou para casa caminhando. “Voltei para casa caminhando e chorando, refletindo que a vida é um sopro, hoje a gente está aqui amanhã talvez a gente não esteja. Para refletir sobre a vida, se vale a pena ou não o que se está fazendo ou não”, declara Letícia.

Queda do avião

Os dois ocupantes do avião monomotor que caiu em Guabiruba, no Vale do Itajaí, na manhã deste sábado (25) continuam internados em quadro estável. A suspeita é que tenha ocorrido uma pane no motor. De acordo com Amilton José Reis, irmão do piloto, os ocupantes do avião tentaram fazer um pouso na estrada após perderem altitude, mas atingiram um fio da rede elétrica.

“Ocorreu uma pane no motor e ambos pilotos tentaram retomar, religar a aeronave, e foi perdendo altitude. Não teve outro jeito a não ser colocar a aeronave na posição alinhada com o asfalto. Devido a um fio aéreo de um poste, a rua muito estreita, aconteceu esse acidente”, explica.

O avião caiu às 10h38, na Rua José Júlio Schumacher, em uma subida. Imagens feitas por uma câmera de monitoramento de uma residência mostram o momento da queda. A aeronave cai e bate em um muro. Nenhuma residência ou veículo foi atingido.

Fábio Juliano Reis, de 35 anos, e Alessandro Cunhago, de 33 anos, tinham saído cerca de uma hora antes do aeródromo de Brusque, também no Vale do Itajaí, que pertence a Amilton, irmão do piloto. Segundo ele, o avião estava a mais de mil pés de altitude quando teve a pane no motor.

Fábio e Alessandro saíram sozinhos da aeronave. Quando a equipe dos bombeiros chegou ao local, o avião estava com as rodas para cima, e Fábio estava em pé ao lado do veículo, consciente, mas desorientado e com escoriações e suspeita de hemorragia interna.

Já Alessandro estava sentado na calçada, também com escoriações e relatando dores. Na tarde deste sábado eles continuavam internados e o quadro de saúde era estável, segundo a assessoria do hospital Azambuja, em Brusque.

Queda do avião

A queda do avião chamou atenção dos moradores e quem estava na rua pelo estrondo. Teve ainda quem viu o avião cair, como o sargento dos bombeiros Jefferson Rengel.

“O quartel fica próximo e vi o avião cair. Em 24 anos de profissão, nunca havia atendido ocorrência de queda de aeronave”, conta o bombeiro que participou do socorro aos ocupantes do avião.

A família do morador Júlio Schumacher levou um susto com o barulho. Ele estava com a filha no colo quando ouviu o estrondo. Na sequência a energia elétrica acabou, conta. Ele achou que um caminhão ou carro tivesse se perdido na curva que tem no fim do morro, e colidido em um poste.

“De repente veio um estouro e a energia caiu. Desci para ver o que tinha acontecido e vi que não era um carro e sim um avião”, conta. Ele elogiou a rapidez do socorro e torce para que logo os ocupantes se recuperem.

“Graças a Deus nada de grave caiu. Vai ficar pra sempre na memória que um avião caiu na frente da nossa casa”, diz Júlio.

A área do acidente foi isolada pelos bombeiros, que acionou o 5° Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa). A Aeronáutica confirmou que irá investigar o caso e inicialmente será feita a coleta de dados com registro fotográfico, retirada de partes da aeronave para análise, levantamento de documentos e de relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos. A conclusão dos trabalhos não tem prazo definido, segundo o órgão.

A aeronave é do modelo Kolb Flyer, prefixo PU-OOO, foi fabricada em 2009, tem capacidade para até 598 quilos e comporta um comandante e um passageiro, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Por ser uma aeronave experimental não possui caixa-preta. O modelo está com a documentação em dia, conforme o órgão.

G1

 

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!