Eleição acontece das 9h às 17h na escola JBC (João Brembatti Calvoso). Foto: Secom/Prefeitura

Eleição para o Conselheiro Tutelar acontece neste domingo no JBC

ANDRADINA – No domingo (6) acontece a eleição para os conselheiros tutelares que vão trabalhar pelos próximos quatro anos em prol dos direitos de crianças e adolescentes.

Eleição acontece das 9h às 17h na escola JBC (João Brembatti Calvoso). Foto: Secom/Prefeitura

Eleição acontece das 9h às 17h na escola JBC (João Brembatti Calvoso). Foto: Secom/Prefeitura

Em Andradina, 19 candidatos concorrerão ao pleito para 5 vagas na eleição que acontecerá na escola JBC (João Brembatti Calvoso) das 9h às 17h conforme informou o presidente do Concrian (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Adilson Humberto de Oliveira.

“O voto é facultativo, porém o trabalho do conselheiro é muito importante para a comunidade andradinense. São eles que estarão em cada região de nossa cidade ouvindo o cidadão que tiver alguma demanda relacionada à violação dos direitos da criança e do adolescente”.

Todos os candidatos passaram por um rigoroso processo de seleção com comprovação de experiência na área da infância e da adolescência, além de comprovantes de ficha criminal sem registros, entre outros itens.

Adilson ressaltou que o conselheiro tem que ter um perfil adequado para o trabalho. “Deve ser uma pessoa que entenda que está trabalhando para garantir os direitos da criança, da legislação, do ECA, das suas responsabilidades e a importância da sua função”.

O Governo de Andradina vem dando condições para que o trabalho do Conselho Tutelar continue avançando para o zelo dos direitos das crianças e dos jovens.

O conselheiro por sua vez busca dentro da rede de serviços a garantia de direitos para as crianças ou adolescentes. Sendo interlocutor com políticas públicas para promover a garantia dos direitos.

“O Conselho Tutelar surge na sua origem como uma forma da sociedade participar e poder intervir nas situações, tanto que o conselheiro tem que ser alguém da comunidade, que conheça a rotina, a organização da mesma. Por isso, a importância de votar é a importância da participação da sociedade em garantia de seus direitos”, concluiu.

A votação acontecerá em cédulas com nomes em ordem alfabética. Somente poderão votar eleitores do município que possuírem mais de 16 anos de idade e estiverem com a situação regular no Tribunal Regional Eleitoral. O eleitor poderá votar em apenas um candidato e deverá levar um documento oficial de identidade com foto (RG, carteira de motorista, carteira de trabalho) e o título de eleitor. A apuração acontecerá a partir das 17h30 e todo o processo será acompanhado pelo Ministério Público.

Secom/Prefeitura

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!