Reunião contou com a presença de representantes de forças de segurança, comerciantes e pequenos produtores rurais. Foto: DIVULGAÇÃO

Força tarefa discute implantação do Programa Vizinhança Solidária Rural

ANDRADINA – Na noite da última quarta-feira, 14, no auditório da ACIA – Associação Comercial e Industrial de Andradina, uma força tarefa reunindo representantes das Polícia Militar, Civil e Ambiental, comerciantes, representantes classistas e pequenos produtores rurais, discutiu a necessidade de implantação do programa Vizinhança Solidária Rural, a exemplo do que já existe no comércio e alguns bairros de Andradina. Segundo os organizadores, esse foi o primeiro e importante passo, sendo certo que outros encontros iguais a este serão realizados futuramente.    

Um dos primeiros palestrantes foi o presidente da ACIA, Adeilson Fernandes, falando da importância dos grupos de Vizinhança Solidária, que trouxe mais segurança para o centro comercial e bancário de Andradina. As empresas aderiram ao programa e ainda instalaram câmeras de segurança que ajudam a detectar a ação de criminosos em tempo real. “Se acontece algo estranho em determinada loja e o comerciante é parte integrante do Vizinhança, rapidamente os demais logo ficam sabendo e isso ajuda a prevenir outros possíveis furtos, ou roubos”, disse Adeilson.

Também contou com a presença e palestra do capitão PM Valdomiro, comandante da 12ª Cia do 28º Batalhão da PM e um dos incentivadores do programa, além da cabo PM Marta, responsável pelo contato diário entre os comerciantes e a Polícia Militar. Policiais civis Marcel e Marcelo, além de policiais ambientais, responsáveis pelo patrulhamento rural,  também estiveram presentes e foram um dos maiores entusiastas da adesão ao programa ‘Vizinhança Solidária Rural’.

Segundo os presentes, os proprietários rurais estão enfrentando o mesmo problema que os comerciantes tiveram em 2016 e podem ser ajudados se for implantado o programa.

“Nos unimos, tomamos algumas providências através do Programa Vizinhança Solidária e tivemos um resultado positivo”, frisaram os comerciantes, por isso é a vez dos produtores rurais se unirem, pois juntos e integrados, terão condições de fortalecer a união em combater o crime na área do município de Andradina, bem como de toda sua área administrativa.

Segundo disse o capitão PM Valdomiro, comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar, responsável pelo policiamento preventivo na região de sua área de abrangência, “temos um programa da Polícia Militar denominado Programa Vizinhança Solidária, que consiste em despertar na cabeça das pessoas o sentimento de pertencimento. Para as pessoas darem importância para as coisas que são públicas, se preocupar bastante com o lugar onde moram, com as vias públicas, com os vizinhos, com os aparatos públicos. Enfim, dentro de todo esse sentido o Programa Vizinhança Solidária, veio para conectar todos esses sentidos para que as pessoas se preocupem umas com as outras”, esclareceu ele.

MIL NOTICIAS/Agência

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!