Forças de segurança respondem aos tiros no centro comercial em El Paso, no Texas, no sábado (3). — Foto: Joel Angel Juarez/AFP

Tiroteios no Texas e em Ohio deixam 29 mortes e 52 feridos nos EUA

Ataques causaram 29 mortes no intervalo de aproximadamente 12 horas e deixaram mais 52 feridos nas cidades de El Paso e Dayton.

EUA – Duas cidades norte-americanas foram alvo de ataques por atiradores que, ao todo, mataram 29 pessoas e deixaram mais de 50 feridos no intervalo de cerca de 12 horas entre o sábado (3) e a madrugada deste domingo. Não há suspeita de que os crimes tenham ligação um com o outro.

Em El Paso, cidade no Texas fronteiriça com o México, foram 20 mortos atingidos por tiros em um supermercado de um centro comercial. Em Dayton, cidade de Ohio, os nove mortos foram baleados em uma região de bares na área central, próximo de local onde ocorria um show de rap.

El Paso

  • 20 mortos e 26 feridos, com idades entre 2 e 82 anos.
  • Até o início da tarde deste domingo, a identidade das vítimas não tinha sido divulgada.
  • O governo do México informou que três mexicanos estavam entre os mortos e outros sete, entre os feridos.

Dayton

  • 9 mortos e 26 feridos.
  • Entre os mortos, está a irmã do atirador.
  • Veja lista de nomes dos mortos:
  1. Lois L. Oglesby, 27 anos (mulher negra)
  2. Megan K. Betts, 22 anos (mulher branca) – irmã do atirador
  3. Saeed Saleh, 38 anos (homem negro)
  4. Derrick R. Fudge, 57 anos (homem negro)
  5. Logan M. Turner, 30 anos (homem branco)
  6. Nicholas P. Cumer, 25 anos (homem branco)
  7. Thomas J. McNichols, 25 anos (homem negro)
  8. Beatrice N. Warren-Curtis, 36 anos (mulher negra)
  9. Monica E. Brickhouse, 39 anos (mulher negra)

Motivação do massacre

  • Nos dois casos ainda não estava claro, até o início da tarde deste domingo, quais eram as motivações.
  • Em El Paso, o atirador havia feito um post racista antes dos ataques, o que sugeriu a autoridades esta linha de investigação.

Autores dos crimes e armas usadas

El Paso

  • Segundo a polícia, o suspeito é Patrick Crusius, de 21 anos. Ele é de Allen, cidade do Texas que fica a cerca de 1.055 quilômetros de El Paso.
  • O suspeito está preso, e o promotor de El Paso informou que vai pedir a prisão perpétua para o criminoso.
  • Inicialmente foi informado que ele teria usado um rifle, mas a informação não foi confirmada.

Dayton

  • Jovem branco, de 24 anos, identificado pela polícia como Connor Betts. Ele teria agido sozinho.
  • Ele usava uma arma de calibre .223 de alta capacidade, além de recarregadores e equipamentos de proteção contra tiros.
  • O atirador foi morto pela polícia, e não foram divulgados mais detalhes sobre ele.

Local do crime

El Paso

Supermercado dentro de um centro comercial, em frente ao shopping Cielo Vista Mall. A cidade de El Paso faz fronteira com Ciudad Juárez, no México.

Dayton

Do lado de fora do bar Ned Peppers, na East Fifht Street, região central da cidade. Havia um show de rap ocorrendo perto do local.

Como aconteceu

El Paso

Segundo a polícia, os tiros aconteceram entre as ruas Hawkins e Gateway East, onde está localizado um supermercado WalMart. A rede informou que está colaborando com as investigações e lamentou o ocorrido. Vídeos amadores feitos no local mostram consumidores sendo retirados do centro comercial e pessoas se escondendo em meio ao som do tiroteio. Há ainda imagens de visitantes saindo com as mãos ao alto do local.

Dayton

As vítimas foram alvejadas numa calçada, em ação rápida, segundo a polícia. De acordo com as autoridades, não há indícios de que o atirador tenha escolhido alvos específicos devido à rapidez da ação. A prefeita de Dayton, Nan Whaley, informou que a polícia levou cerca de 1 minuto para conter e matar o criminoso após ele iniciar os disparos. Os 26 feridos foram levados ao hospital, alguns em estado grave.

Repercussão

  • O presidente Donald Trumplamentou, na manhã deste domingo, as mortes e elogiou a atuação da polícia nos dois casos. “Deus abençoe o povo de El Paso, Texas. Deus abençoe o povo de Dayton, Ohio”, escreveu em uma rede social.
  • O papa Francisco, em pronunciamento no Vaticano, condenou os ataques a “pessoas indefesas” e manifestou apoio às vítimas e familiares dos ataques no Texas, em Ohio e na Califórnia, onde, na semana passada, três pessoas foram mortas num festival gastronômico.
  • O presidente Jair Bolsonaro disse que não se evita ataques a tiros como os dois ocorridos neste final de semana nos Estados Unidos “desarmando o povo”.
G1

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!