Ato solene de inauguração da foto dos comandantes do 28º BPM/I. Foto: MANOEL MESSIAS/Mil Noticias

Batalhão da PM realiza passagem de comando e inaugura foto em galeria de comandantes

ANDRADINA – Na manhã de terça-feira, 11, o 28º Batalhão de Polícia Militar/Interior (BPM/I), realizou em sua sede localizada na Av. Barão do Rio Branco, bairro Passarelli, cerimônia militar de passagem de comando e inauguração de foto na galeria dos comandantes da corporação. O evento encerrou-se comum almoço oferecido aos presentes, incluindo a banda musical do Comando de Policiamento Militar/Interior – 10 (CPI 10).

O evento formalizou o tenente coronel PM Fábio Renato Basílio entregando o comando do Vigésimo Oitavo Batalhão de Polícia Militar do Interior (28º BPM/I), ao tenente coronel PM Marcelo Severino Batista e inauguração da foto do tenente coronel PM Basílio na galeria de comandantes do Batalhão em Andradina.

A solenidade militar contou com a presença do coronel PM Paulo Augusto Leite Motooka, comandante do policiamento do Interior 10 (CPI – 10), sediado em Araçatuba, dos major PMs Frascá, comandante operacional do Batalhão e Akira, comandante da 2ª Cia Ilha Solteira. Dos capitães PMs Valdomiro, comandante da 1ª Cia PM Andradina e Sekime, comandante da 3ª Cia PM Mirandópolis; capitães PMs Nascimento, protocolo do evento e Romansini, do setor de planejamento da corporação, além de tenentes, sargentos, cabos e soldados, a maioria do setor administrativo do Batalhão. 

A galeria de fotos onde figuram personalidades que ocuparam o cargo de comandante de uma unidade, foi instituída pelo decreto federal n° 42.018 de 09 de agosto de 1957, na gestão do então presidente da república Juscelino Kubitschek, e, depois, regulamentado pelo decreto n° 89.586, de 26 de abril de 1984.

A existência de galerias de fotos de comandantes é uma tradição Policial Militar, que reverencia a figura dos comandantes ao longo da história da organização e a cerimônia de inauguração da foto é realizada com o objetivo de homenagear e perpetuar a figura do comandante que exerceu efetivamente seu cargo em determinado corporação.

O tenente coronel PM Basílio comandou o Vigésimo Oitavo Batalhão de Policia Militar do Interior de 23 de janeiro de 2018 até 03 de junho de 2019, quando então foi transferido para o 2º Batalhão de Polícia Militar do Interior, sediado em Araçatuba, onde assumiu o comando daquela unidade.

Foi sucedido pelo tenente coronel PM Marcelo Severino Batista que agora assume solenemente o comando do Vigésimo Oitavo Batalhão de Policia Militar do Interior, sediado em Andradina.

Ao final da cerimônia oficial e com a tropa liberada pelo coronel PM Motooka, todos foram convidados para participarem de um almoço no interior do Batalhão.

MIL NOTICIAS/Agência

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!