Operação aconteceu em uma garagem da Av. Guanabara, em busca de veículos suspeitos de serem adquiridos na farsa. Foto: MANOEL MESSIAS/Agência

Polícia Civil realiza 2ª fase da operação ‘Asclépio’ e apreende centenas de veículos

Foram encontrados mais de 100 veículos pertencentes à quadrilha que vendia vagas em faculdades de medicina, apontados como frutos da prática criminosa.

ANDRADINA – A Polícia Civil de Assis (Deinter 8) desenvolveu a 2ª fase da operação “Asclépio”, na manhã desta quarta-feira (17), nas cidades de Andradina e Muritinga do Sul.

As investigações tiveram início em junho de 2017, após notícia de eventual esquema de fraude no vestibular para o curso de medicina da Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA, ocorrido em abril daquele ano. Os “clones” (pessoas que se passavam por candidatos) haviam realizado a prova de vestibular.

Durante as investigações, os agentes identificaram uma pessoa como o principal articulador do esquema de venda de vagas para ingresso no curso de medicina e, igualmente, no processo seletivo de transferência de alunos para o mesmo curso em faculdades do Estado de São Paulo, tudo mediante pagamento de valores entre R$ 80 mil e 120 mil por vaga.

Com o avanço das diligências, apurou-se a constituição de sofisticada organização criminosa composta de 3 grupos: familiar, captadores e vendedores de vagas e intermediários na Universidade Brasil – medicina de Fernandópolis.

Com a apreensão de diversos materiais ocorridos na 1ª fase da operação, os policiais constataram o envolvimento de outras pessoas.

Os 127 veículos identificados e bloqueados estavam distribuídos em estabelecimentos de comércio de automóveis na cidade de Andradina, em consignação, onde o proprietário é o próprio investigado e reside na cidade de Muritinga do Sul. Suspeita-se que entre os veículos encontrados, grande parte seja oriunda de pagamento pelas vagas em faculdades de medicina, já que a quadrilha negociava inclusive valores parcelados.

As investigações prosseguem no intuito de localizar e prender todos os envolvidos na ação criminosa. (com informações do Deinter 8 – dss (c))

PRISÕES

A Operação “Asclépio”, resultou na prisão de pelo menos 17 pessoas em várias cidades da região, entre eles, segundo a Polícia Civil,  o principal articulador do esquema de venda de vagas para ingresso no curso de medicina, Adeli de Oliveira, sua esposa Patrícia, o filho do casal Adeli de Oliveira Júnior, o “Juninho”, a esposa de Juninho, Juliana Jacomelli, além do irmão de Adeli, o vereador de Murutinga do Sul, Adeildo de Oliveira, o “Kikão, já liberado depois de encaminhado para ser ouvido em Presidente Prudente ou Assis.

Desses, Adeli, além do filho do casal, o Juninho e esposa do Juninho, Juliana, continuavam presos até o fechamento dessa matéria e as demais, o vereador Kikão e a esposa de Adeli, Patrícia, foram liberadas ao longo da semana. A reportagem não conseguiu apurar o destino das outras pessoas presas em toda região.

MIL NOTICIAS/Agência

 

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!