Agente passa veneno em casa em Andradina — Foto: Reprodução/TV TEM

Andradina decreta estado de emergência ao registrar 1,7 mil casos de dengue

Novo levantamento aponta 1.737 casos só neste ano, 400 a mais do que o último balanço divulgado há uma semana.

ANDRADINA – A prefeitura de Andradina (SP) decretou estado de emergência na cidade na quarta-feira (6) após um novo aumento no número de casos positivos da dengue. No levantamento divulgado agora, são 1.737 casos, 400 a mais do que o último levantamento.

Agente passa veneno em casa em Andradina — Foto: Reprodução/TV TEM

Agente passa veneno em casa em Andradina — Foto: Reprodução/TV TEM

No dia 31 de janeiro, último levantamento divulgado pela Secretaria de Saúde, cerca de 300 novos casos de dengue tinham sido confirmados em Andradina. A cidade contabilizava 1.320 registros da doença.

A cidade vive uma epidemia da doença. Com o estado de emergência decretado, a prefeitura poderá trazer para a Secretaria de Saúde servidores de outras áreas sem caracterizar desvio de função, além disso pode comprar medicamentos, soro e usar no tratamento de forma emergencial.

“Esse estado permite que a prefeitura mude rotinas, até realize compras, facilita a organização do serviço, sem tramites burocráticos, e isso serve para agilizar procedimentos. Nem sempre a prefeitura usa tudo o que o decreto permite. O que estamos usando é deslocar servidores para outras funções, por exemplo”, afirma o secretário de Saúde Marcelo Gimenez.

A prefeitura afirma que vem fazendo ações para combater o mosquito Aedes aegytpi, como fazer os bloqueios, que é a fiscalização de casa em casa para encontrar criadouros, aplicação de veneno nas casas e nas ruas, em parceria com a Sucen.

Um Liraa, que é o levantamento rápido de índices para aedes aegypti, está sendo feito na cidade para mapear os bairros com maior índice de infestação da doença.

G1

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!