Secretaria Municipal de Saúde e Diretoria Regional de Saúde realizaram um evento de capacitação e orientação aos gestores em saúde da região. Fotos: Secom/Prefeitura

Governo de Andradina é sede de encontro regional de capacitação sobre a dengue

ANDRADINA – Na última segunda feira (28), às 20 horas, no Clube dos Médicos, o Governo de Andradina por meio da Secretaria Municipal de Saúde, setor de Vigilância Epidemiológica, em parceria com a Diretoria Regional de Saúde II e o Grupo de Vigilância Epidemiológica XI de Araçatuba, realizaram um evento de capacitação e orientação aos gestores em saúde da região, médicos e enfermeiros, sobre organização de fluxos de trabalho, prevenção às arboviroses (doenças transmitidas por mosquitos) e tratamento clínico de pacientes com dengue.

A reunião foi mais uma ação conjunta da Prefeitura Municipal de Andradina e do Governo do Estado com a finalidade de capacitar seus profissionais de saúde frente aos diversos casos de dengue registrados em todo o estado de São Paulo, principalmente na região Oeste.

Houve grande participação dos profissionais da saúde, tanto da rede pública, como privada, e algumas palestras foram proferidas por três médicas infectologistas, doutoras Lidia Maria dos Reis Santana, Maria do Carmo Rodrigues dos Santos Camis, ambas da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde e Vivian Ailt, da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Esteve presentes no evento a diretora do Grupo de Vigilância Epidemiológica XI, Millene Uras Seixas Santos Dias que atua no auxílio das organizações às ações de vigilância em saúde na região de Araçatuba.

O secretário municipal de Saúde de Andradina, Marcelo Gimenez, fez a abertura do evento, representando a prefeita Tamiko Inoue, e a diretora da Atenção Básica, enfermeira Sandra Gomes.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Andradina, Dra. Terezinha Maria Gomes Manteiga, e a responsável pela Educação permanente da Secretaria de Saúde de Andradina, Eloá Pessoa foram as organizadoras do evento.

“Precisamos unir forças para fazermos o enfrentamento da dengue que, para nós, é um problema regional, pois vários municípios da região de Araçatuba estão com elevados números de casos. Pela proximidade dos municípios e pelo trânsito intenso de pessoas, a transmissão dos casos torna-se rápida de um município para o outro”, comentou a diretora Regional de Saúde de Araçatuba, Claudineia Cecília da Silva.

As ações contra a dengue no município de Andradina continuam com a pulverização das vias públicas feitas pela SUCEN, visitas domiciliares feitas por agentes de Saúde e de Endemias. Além disso, a aplicação de veneno domiciliar por agentes do Setor de Endemias e limpeza da cidade organizada por diversas Secretarias da Prefeitura. Nos próximos dias haverá a borrifação de veneno também nas galerias sob as vias públicas, anunciou Marcelo Gimenez.

Muitos municípios por todo o Estado enfrentam sérios problemas em relação a dengue, entre eles Andradina, Araraquara, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Catanduva, Pereira Barreto, Ilha Solteira, Guaraçaí, Bauru, Suzanápolis, entre outros.

Secom/Prefeitura

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!