finados (3)

Feriado de Finados bastante movimentado no cemitério de Andradina

ANDRADINA – O feriado de Dia de Finados, 02 de novembro, está sendo bastante movimentado no cemitério São Sebastião, em Andradina, com registro milhares de pessoas comparecendo ao local desde cedo para levar uma homenagem aos seus entes queridos ali sepultados. O trânsito maior de pessoas foi na parte da manhã quando o sol ainda estava mais ameno. Já devido o sol forte que faz na tarde desta sexta-feira (02), o fluxo diminuiu consideravelmente. Porém, há 80% de previsão de cair 10mm de chuva ainda durante atarde. Caso isso aconteça, manterá uma tradição da natureza de sempre chover no Finados.

Desde muito cedo o cemitério vem recebendo milhares de pessoas, muitos deles participando de missas e cultos religiosos conforme suas crenças em intenção às almas de seus parentes. Voluntários também estão no portão principal do local arrecadando dinheiro em prol do Asilo São Vicente de Paula.

O comércio de flores e velas também segue bastante aquecido. Prova disso é que desde a quinta-feira (01), já haviam barracas montadas e vendendo flores para aquelas famílias que anteciparam a visita a seus parentes ali sepultados para evitar o tumulto no dia de finados.

TRADIÇÃO

Como em anos anteriores, milhares de fiéis frequentam o túmulo do Monsenhor Vitor Assuiti, localizado praticamente  na entrada do  cemitério, fazer orações de agradecimentos ou até pedidos para uma graça alcançada. Muitos já disseram que o católico é fonte de fé e inspiração.

O cruzeiro localizado no centro daquele local também recebe muitos visitantes que vão acender velas em intenção das almas dos corpos ali sepultados.

SUJEIRA

Nem todas as famílias providenciaram a limpeza dos túmulos de seus entes queridos, conforme constatado pela reportagem, deixando o local feio e com alguns túmulos bastante quebrados. Também algumas famílias deixaram os lixos acumulados no meio das passarelas, gerando reclamações de quem tem parentes sepultados perto dali, conforme também flagrado pela reportagem.

SERVIÇOS

Desde cedo o setor responsável da Prefeitura de Andradina disponibilizou água potável para quem está comparecendo ao cemitério. Na parte da tarde a água foi imprescindível devido o sol forte e o calor. Isso até fez com que diminuísse considerável o número de visitantes durante esse período.

GLICEMIA E PRESSÃO ARTERIAL

O Grupo PAF Andradina Castilho, juntamente com o Rotary Clube Andradina – Integracão, em uma ação no Dia de Finados, estão realizando exames de prevenção como medição de glicemia, aferição de pressão arterial, acompanhados de enfermeiras devidamente capacitadas, visando o bem estar da comunidade andradinense.

Estiveram juntos na ação a prefeita Tamiko Inoue, rotariana há muito tempo, além do ex-agente funerário Roberto Nogueira, ou “Fufú”, como era conhecido em toda cidade e por muito tempo o único que tinha coragem de exercer a profissão dessa natureza no município.

MIL NOTICIAS/Agência

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!