Novo sistema reduziu filas e o tempo de espera caiu para 15 minutos. Foto: Secom/Prefeitura

Novo sistema de exames laboratoriais diminui filas e aumenta eficiência em Andradina

ANDRADINA – A prefeita Tamiko Inoue esteve conhecendo, na última semana, a empresa responsável por dar maior eficiência aos exames laboratoriais feitos por quem é atendido pela Saúde do município.

Tamiko foi recebida pelo responsável do laboratório, Jader Mastellini e equipe. Em meados de março deste ano, a Secretaria de Saúde do Governo de Andradina, que tem à frente Marcelo Gimenez, iniciou o processo de descentralização de coleta de material biológico para realização de exames laboratoriais.

Segundo explica Gimenez a medida foi motivada principalmente pela dificuldade de acesso dos munícipes tendo que se deslocar dos bairros para o laboratório localizado na Avenida Guanabara, enfrentando muitas vezes longa fila de espera, além de ter que chegar ainda de madrugada, muitas vezes em jejum ou com preparos específicos.

Foi contratado por prestação de serviço a preço SUS (Sistema Único de Saúde), o laboratório privado (Mastellini) com sede na cidade de Tupi Paulista, que além de disponibilizar a coleta nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, oferta os resultados através de sistema informatizado, possibilitando ao médico acesso a resultados e histórico do paciente no próprio consultório.

Segundo explica a prefeita Tamiko o projeto-piloto iniciou-se pela UBS do Benfica e hoje já está efetivamente implantado em três unidades. “Além do Benfica, já está funcionando na UAS Leste e no Camo da Vila Mineira. Esperamos implantar em todas até o final do ano”, ressalta a prefeita.

Segundo destaca o coordenador de Atenção Básica, Demilson Cordeiro, com essa ação o município busca excelência de serviços públicos, garantia de acesso e humanização e racionalização dos recursos aplicados. “Reduzimos a fila de espera, pois os pacientes chegam nas unidades às 7h e o tempo de espera em média não passa de 15 minutos”.

O laboratório participa do ControlLab

Os serviços da ControlLab estão essencialmente direcionados a todos os laboratórios que se preocupam em garantir a qualidade e a confiabilidade de seus laudos de análise, que consiste em fazer análises aleatórias paralelas para testar a garantia das análises realizadas.

Secom/Prefeitura

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!