bon_odori1 (102)

Tradição, música e comidas típicas marcam o Bon Odori

ANDRADINA – Muita tradição e alegria marcaram o 61° Bon Odori, que aconteceu na noite do último sábado (14), no centro de eventos da AACEA (Associação Assistencial, Cultural e Esportiva de Andradina). A tradicional festa da colônia japonesa faz parte do Calendário de Festejos pelos 81 anos do Governo de Andradina.

Foi um momento de apreciar comidas típicas, como sushi, udon e karintô, danças, músicas e demonstração da cultura japonesa. Segundo explica o secretário de Cultura, Fabrício Carvalho, que esteve representando a prefeita Tamiko Inoue, a celebração é uma manifestação da colônia para agradecer a cidade que a acolheu.

O Bon Odori de Andradina é um dos mais tradicionais do Estado, por isso todo ano recebe dezenas de cidades. A festa trouxe também as comunidades de outras cidades, como as delegações do bairro Formosa (Guaraçaí), Terceira Aliança (Mirandópolis), e de cidades como Lavínia, Pereira Barreto, Valparaíso, Araçatuba e Birigui, no estado de São Paulo, além de Três Lagoas (MS),.

Participaram o presidente da AACEA, Paulo Matsunaga e os presidentes de honra, Sussumo Yamada e Takeshi Kuriyama; a presidente do Fuginkai de Andradina, Satio Utiama; o presidente de honra da Federação das Associações Nipo Brasileiro da Noroeste, Kazoshi Shiraishi, e o presidente Shimichi Yassunaga; o presidente da Terceira Seção da Liga das Associações Nipo Brasileira da Noroeste, Shoji Korin; entre outras autoridades.

Pela Câmara Municipal de Andradina, os vereadores Márcio Makoto e Geraldo Shiomi Júnior. Participaram ainda a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mirtes Kobayashi, o subtenente e instrutor do Tiro de Guerra, Leonardo Minakawa, além do vereador de Nova Independência, Geraldo Oguri e sua esposa e ex-vice prefeita daquele município, Bete Morimoto.

Secom/Prefeitura

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!