Conselho Municipal dos Direitos da Mulher toma posse para o biênio 2018/2020. Foto: Secom/Prefeitura

Tamiko dá posse a conselho que busca garantir os direitos das mulheres

ANDRADINA – A prefeita Tamiko Inoue empossou na tarde da última terça-feira (05), em seu gabinete, os novos membros do Comdim (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher).

O Conselho é composto de forma mista por representantes da sociedade civil, e poder público (poder executivo e legislativo), e tem por finalidade promover no município, políticas que visem eliminar a discriminação da mulher, assegurando-lhe condições de liberdade e de igualdade de direitos, bem como sua plena participação nas atividades, políticas, econômicas e culturais, assim como formular e propor diretrizes de ação governamental.

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher toma posse para o biênio 2018/2020. Foto: Secom/Prefeitura

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher toma posse para o biênio 2018/2020. Foto: Secom/Prefeitura

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher toma posse para o biênio 2018/2020. Foto: Secom/Prefeitura

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher toma posse para o biênio 2018/2020. Foto: Secom/Prefeitura

Segundo Tamiko, o Governo de Andradina busca trabalhar em parceria com o Conselho visando à promoção dos direitos das mulheres e atuar no controle social de políticas públicas de igualdade de gênero.

“Realizar atividades que integram a população é também uma forma de tornar a comunidade cada vez mais unida nessa tarefa de proteção”, explicou Tamiko que ainda citou a importância das mulheres ao exercerem seu espaço que vem conquistando total apoio em políticas públicas nos vários níveis da administração direta e indireta.

O Governo de Andradina tem trabalhado para garantir aos munícipes uma rede de atendimento engajada. O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) atua no fortalecimento do vínculo familiar, enquanto o CREAS (Centro de Referência Especializada em Assistência Social) garante a proteção quando há violação dos direitos.

Ainda há o Anexo de Violência doméstica: quando o caso está em caráter judicial e a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) intervém na apuração e proteção à vítima.

De acordo com a secretária de Promoção à Cidadania e Direitos Humanos, Paola Kotaki, a Rede de Atendimento trabalha em conjunto, envolvendo membros do conselho e os órgãos atuantes, que de forma participativa se cooperam.

Ela explica que no conselho há colaboração de jovens e representantes de categorias como os profissionais liberais que contribuem, assim como a atuação da delegada da DDM, Michelly da Silva Miliorini, que exerce papel fundamental junto ao Comdim.

A presidente do biênio anterior (2016/2018), Sandra Arces Delgado (representante da APEOESP), se mantém na presidência para o próximo biênio (2018/2020).

Membros Representante do Poder Executivo: Secretaria de Promoção e Assistência Social – Titular: Lucinéia Pereira, Suplente: Deyzielle Nunes de Jesus, Secretaria Municipal de Educação – Titular: Maria Helena Pires de Santana Jorge, Suplente: Izabel de Lourdes Gimenez Souza, Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública: Titular: Sandra Gomes, suplente: Demilson Cordeiro da Silva. Os representantes do Poder Legislativo são: titular: Antonia Garcia Duque, Suplente: Cleia Lopes Silvério Guedes, Representantes da Sociedade Civil: Representantes das Mulheres Negras: Titular: Cainan Pereira Alves da Silva, Suplente: Bruna Gabriela dos Anjos Tavares, Representantes do Sindicato dos Bancários: Titular: Simone de Andrade Gerosa, Suplente: Isabel Cristina Penteado Muelas Pires, Representantes da APEOESP: Titular: Sandra Arces Delgado, Suplente: Celina Áurea Chaves Jara, Representantes da delegacia de defesa da mulher: Titular: Michelly da Silva Miliorini, Suplente: Jéssica Pilar Freitas Alves, Representantes de associações de bairros: Titular: Joana de Oliveira Minholi, Suplente: Sandra Cristina da Silva, Representantes das Mulheres do Campo: Titular: Luzia Aparecida Ferraiolo, Suplente: Anadir Donizete Gelli dos Anjos, Representantes dos Profissionais Liberais: Titular: Mariana Esteves de Oliveira, Suplente: Amanda Aparecida Fernandes Castelanelli, Representantes da Terceira Idade: Titular: Marinalva Pereira da Silva e Suplente: Inês da Silva Joaquim.

G1

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!