Cortejo fúnebre aconteceu as 10h desta terça-feira (04). Foto: Manoel Messias;Mil Noticias

Sepultado o corpo do ex-vereador Manoel de Matos

ANDRADINA – Foi sepultado ás 10h desta terça-feira (05), no cemitério São Sebastião, o corpo do ex-vereador Manoel Honório de Mattos Junior, o “Mané de Matos, 78 anos. Ele era aposentado da Prefeitura Municipal, ex-vereador e líder politico do PSC – Partido Social Cristão. Ele exerceu o mandato de 1973 a 1976, qu ando o cargo de vereador nem era remunerado e as pessoas exerciam a função em prol da cidade, por amor mesmo.

Manoel de Matos vinha sofrendo com problemas inerentes da idade avançada, além de diabetes com taxas altas, além de adquirir câncer o ano passado e vinha lutando contra a doença. Semana passada havia sido encaminhado ao pronto socorro por pelo menos três vezes.

Além de familiares, acompanharam o enterro os ex-prefeitos de Andradina Jamil Ono e Ernesto Antônio da Silva, secretários e assessores municipais. A família conseguiu reunir seus 10 irmãos no último adeus ao líder familiar, cristão e político, já que exercia ela até nos momentos familiares.

Durante a noite de segunda-feira (04), no velório municipal, oito ex-vereadores que trabalharam com “Mané de Matos” se reuniram e também prestaram sua última homenagem a um aguerrido político, que queria transformar a cidade que amava em uma cidade melhor para seus filhos e netos.

Ele deixa a esposa ‘dona’ Cecília, também funcionária pública aposentada, os filhos, Elizabeth Moreira Brenha, Maurício Mattos, Mauro Moreira Mattos, Sandra Cristina Mattos e Selma Moreira Rodrigues e netos. Duas de suas netas são escrivãs da Polícia Civil, exercendo funções na DDM – Delegacia de Defesa da Mulher.

POLÍTICO NATO

Quando vereador Manoel de Matos, era pertencente aos quadros e um dos fundadores no município da antiga Arena (Aliança Renovadora Nacional), teve aliados políticos celebres e outros menos conhecidos, mas também importante no processo de democratização, como: Manoel Teixeira de Freitas, Aguiar da Silva, Elpídio Tencarte, Salvador Placco Neto, Eglantino Machado da Silveira, o “Nego Viana”, Alcenides de Amorim Alves, Walter Ramalho Miranda, Ernaldo Minotti Calvoso, Sebastião Gomes de Araújo, o “Babá”, Geraldo Shiomi, Osvaldo Gasparelli, Primo Gasparelli, João Esteves e José Gomes da Silva. O partido de oposição à época era o MDB – Movimento Democrático Brasileiro.  

MILITÂNCIA

Mané de Mattos”, como era conhecido, exerceu por muitos anos forte influência em muitos candidatos a prefeitos e vereadores, e muitos não tomavam decisões sérias sem antes consulta-lo. Até a última campanha para prefeito em 2016, ele militava no grupo adversário ao da atual prefeita Tamiko Inoue.

MIL NOTICIAS/Agência 

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!