Crianças da Rede Municipal percorrem trilha no Horto Educacional na Semana da Mata Atlântica. Fotos: Secom/Prefeitura

Na Semana da Mata Atlântica, Governo de Andradina conscientiza alunos da rede municipal

ANDRADINA – Dia 27 de maio foi comemorado o Dia Nacional da Mata Atlântica e o Governo de Andradina organizou uma semana com trilhas ecológicas no Horto Educacional para os alunos da rede municipal de ensino.

O objetivo é que as crianças sejam um canal de comunicação e de conscientização à população em geral, sobre a necessidade emergencial de proteger e recuperar a Mata Atlântica, um dos biomas mais antigos do Brasil, originado há aproximadamente 70 milhões de anos.

Como explicou o secretário do Meio Ambiente, Cláudio Gotardo Filho, “Atualmente a condição da Mata Atlântica é preocupante, estima-se que exista apenas 7% do bioma natural, por isso concentramos nosso trabalho nas crianças, para que cresçam conscientes da importância da mata para a vida de todos nós”.

Durante o percurso da trilha coordenado pela equipe do Meio Ambiente, os alunos conhecem a fauna e a flora da Mata Atlântica, o conceito de serrapilheira (camada formada pela decomposição e acúmulo de matéria orgânica), plantas epífitas, que são as que vivem sobre outras plantas, sem retirar nutrientes delas, mas apenas se apoiando nelas.

E ainda o sub-bosque, que consiste numa mistura de mudas, plantas e árvores jovens que crescem em nível abaixo da floresta e as plantas parasitas, além de compreender a importância da mata remanescente para a cidade de Andradina e toda a região.

O Horto Educacional tem uma área de aproximadamente 50 mil m² de Mata Atlântica e recebe periodicamente expedições de alunos, idosos, até mesmo dos atiradores do Tiro de Guerra, da Policia Militar que usam aquele local para orientação sobre o ecossistema.

“Nosso trabalho diário é baseado em trilha ecológica, teatro informativo e palestras. Dessa forma e em conjunto com as Secretarias o Governo de Andradina dá oportunidade de verem de perto essa preciosidade que temos aqui que é nossa Mata Atlântica preservada”, disse a coordenadora do Horto, Rose Miyashiro.

Neste sábado (03) o Governo de Andradina também realizará uma passeata, abrindo a Semana do Meio Ambiente em alusão ao dia do Meio Ambiente comemorado em 05 de junho e convida toda a população para participar.

Secom/Prefeitura

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!