Unidos de Belém mantém há décadas tradição da festa de folia de Reis. fotos> MANOEL MESSIAS/Mil Noticias

Unidos de Belém mantém tradição da festa de Folia de Reis

ANDRADINA – A Companhia de Reis “Unidos de Belém”, manteve a tradição das folias de reis do município e realizou uma grande festa no último dia 14, no templo do saudoso Euphosino de Almeida (já falecido), localizado na rua Maranhão, entre as ruas Tiradentes e Santos Dumont, no jardim Alvorada. O evento terminou com um jantar oferecido a todos os presentes.

O evento teve início com apresentação da bandeira de reis na casa de Manoel Messias de Almeida e esposa. Ele é filho de “seo” Euphosino, com entoação de vários cânticos entoados pelo já também lendário “seo” Brandão, acompanhado de vários admiradores de folia de reis. Depois passou-se para a apresentação na rua (devidamente interditada) e finalizou dentro do templo de orações, que ficou pequeno para acomodar tantas pessoas, tamanho o prestígio da festa.  

O que é e origem

A Folia de Reis, também conhecida como Reisado, é uma festa popular brasileira de caráter religioso (católico). Também considerada de caráter folclórico (espécie de folguedo), ela é realizada entre o período do Natal até o Dia de Reis (6 de janeiro). Na Folia de Reis, grupos organizados de pessoas saem pelas ruas da cidade, visitando as casas e tocando músicas populares e entoando cânticos bíblicos em homenagem aos reis magos e ao nascimento de Jesus. Junto com os músicos vão pessoas vestidas com roupas de personagens ligados ao tema da festa.

Alguns aspectos tradicionais da Folia de Reis foram trazidos para o Brasil no final do período colonial (provavelmente no começo do século XIX), pelos portugueses. Porém, de acordo com estudiosos da cultura popular, esta festa tem sua origem na Espanha.

A porta de entrada foi o nordeste brasileiro. Porém, em nosso país a Folia de Reis ganhou traços culturais particulares, incorporando aspectos da cultura brasileira. Um destes exemplos está presente na música, com a presença das batidas típicas dos tambores africanos. Vale dizer também que a Folia de Reis possui traços particulares em cada região do Brasil.

Principais personagens da Folia de Reis:

– Três reis magos: representam os reis magos que visitaram Jesus e o presentearam com incenso, ouro e mirra.

– Mestre palhaço: responsável pela animação da festa, através de danças, pulos e brincadeiras.

– Coro: canta as músicas, louvores e entoações de cânticos religiosos.

– Mestre (também conhecido como embaixador): responsável pela organização da festa.

– Bandeireiro: espécie de porta bandeiras da festa. A bandeira geralmente é feita com tecido brilhante e tem a imagem dos três reis magos estampadas.

– Festeiro: é em sua casa que geralmente ocorre a cerimônia da “tirada da bandeira”.

– Banda musical: músicos uniformizados tocando violão, sanfona, zabumba, pandeiro, surdo, caixa, triângulo e flauta. (com sites especializados)

 

MIL NOTICIAS/Agência

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!