pm_vizinhanca_solidaria-3

28º BPM/I implanta o Programa “Vizinhança Solidária” em Andradina

ANDRADINA – O comando do 28º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar/Interior), através do Policiamento Comunitário, esta implantando na cidade de Andradina o Programa “Vizinhança Solidária”, como ação da prevenção primária e de ferramenta facilitadora da filosofia de Polícia Comunitária, iniciando a fixação de placas e distribuição de panfletos sobre o tema em lojas da principal rua do comércio andradinense, a rua Paes Leme. O projeto visa se estender por todos os bairros da cidade.

O Programa Vizinhança Solidária, tem por objetivo incentivar os munícipes a colaborar com a segurança do Município, prestando atenção especial aos bairros e arredores acionando prontamente a polícia pelo nº 190, quando algo suspeito for identificado e também a redução do número de criminalidade nos bairros de cada município.

A ação consiste na conscientização do cidadão quanto à importância do cidadão em também participar de ações que ajudem a aumentar a sensação de segurança. Foram distribuídos panfletos com informações sobre o programa, além de fixação de placa com as lojas do comércio local que já estão participando.

Segundo um casal de comerciante, que foi praticamente o primeiro a participar do “Vizinhança Solidária”, já existe um grupo de comerciantes varejistas que, por conta própria, se comunicam por grupo de Whats Ap, noticiando e notificando os demais colegas sobre movimentação de pessoas estranhas em frente de suas lojas.

Com a implantação do programa “Vizinhança Solidária”, isso agora se torna oficial e, além de todos se comunicarem entre si, a Polícia Militar também será acionada praticamente em tempo real, já que o objetivo é dar a sensação de segurança e tranquilidade à comunidade andradinense.

OBJETIVOS

Propor a adoção de mecanismos dentro da filosofia de Polícia Comunitária de estímulo à mudança de comportamento dos integrantes da sociedade como um todo, buscando a conscientização de que a solidariedade entre vizinhos, em termos de segurança, pode vir a ser uma ferramenta facilitadora do policiamento preventivo eficiente e eficaz, objetivando reduzir os indicadores criminais. 

Quando as pessoas de uma comunidade interagem e se conhecem, a preocupação com os interesses da coletividade aumenta, inclusive com questões de segurança pública, criando um sentimento de reciprocidade de obrigações e interesses, tanto entre os cidadãos como entre estes e os órgãos de segurança.

Demonstra-se a importância do comportamento de vizinhança solidária como ferramenta facilitadora da filosofia de Polícia Comunitária, em face da necessidade de interação dos integrantes das diversas comunidades junto aos operadores do programa de Policiamento Comunitário, proporcionando o preenchimento das lacunas de dados, considerados como invisíveis, frente às informações estatísticas, porém, prementes no dia a dia da população e indispensáveis para o planejamento do policiamento preventivo.

“A Prevenção Primária como instrumento de integração dos operadores da Polícia Comunitária contribui para a segurança pessoal do cidadão no contexto social, pois este deve ter a Segurança Pública como qualidade de vida e investir em prevenção é a melhor opção diante das ameaças urbanas”, concluiu o capitão Takahashi, comandante da 1ª Cia do 28º BPM/I. (com informações de sites especializados)

MIL NOTICIAS/Agência

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!