Deinter 8, sediado em Presidente Prudente. Foto: Policia Civil

Polícia Civil realiza Operação Ethos e desarticula célula criminosa composta por 40 advogados

Cinco advogados de Birigui (SP) e Mirandópolis (SP) foram presos. Ação conta com 159 delegados, 459 policiais civis e 65 promotores.

A Polícia Civil de Presidente Prudente realizou, nesta terça-feira (22/11), em todo o Estado, a “Operação Ethos” com a finalidade de desarticular uma célula criminosa, denominada “R”, composta por 40 advogados, sob controle de presos vinculados a uma organização criminosa.

Deinter 8, sediado em Presidente Prudente. Foto: Policia Civil

Deinter 8, sediado em Presidente Prudente. Foto: Policia Civil

Cinco advogados, três mulheres e dois homens, de Birigui (SP) e Mirandópolis (SP), foram presos por suposta ligação com uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios paulistas na manhã desta terça-feira (22). 

A investigação policial teve início há um ano e meio e identificou 55 pessoas, das quais 41 estavam em liberdade e contribuíam para a prática criminosa vinculada à organização, motivo das prisões realizadas.

Outras 14 pessoas, componentes da organização, são presos que estão no Sistema Penitenciário Paulista, considerados pelos demais os, líderes da facção.

A atuação de campo de polícia judiciária ainda prendeu o Vice-Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana. As investigações policiais apuraram que o Conselheiro foi cooptado pela célula “R”, tendo recebido da organização a quantia de R$ 130 mil com a finalidade de desestabilizar a Segurança Pública do Estado por meio de “falsas denúncias” perante organismos de Proteção dos Direitos Humanos.

Até o momento, 33 indivíduos foram presos, sendo 31 advogados.

A operação contou com o apoio operacional dos policiais civis da Capital, Grande São Paulo, São José dos Campos, Campinas, Bauru, Santos, Sorocaba, Piracicaba e de Araçatuba, além de membros do Ministério Público.

Fonte: Deinter 8

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!