apae_manifesto-5

Manifestação de funcionários da APAE e pais de alunos pela renovação do convênio com a Secretaria Estadual de Educação

O convênio destinado ao pagamento dos professores que geralmente é renovado anualmente no mês de setembro, até a presente data continua indefinido pelo governo

ANDRADINA – A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Andradina realizou na tarde de quinta-feira, 10, uma paralização de suas atividades com o objetivo de mobilizar pais de alunos e funcionários a lutarem pelo direito da instituição de ter renovado seu convênio com a Secretaria Estadual de Educação.

Tal mobilização se faz necessária já que esse convênio é destinado ao pagamento dos professores, coordenadores e auxiliares devidamente capacitados e gabaritados exigidos pelo governo para educar e assistir os alunos conveniados.

A presidente da associação, Lidia Nakaguma explica, que o dinheiro oriundo deste convênio pode ser investido somente no pagamento desses educadores, sendo que ainda há uma contrapartida da APAE. “É exigido de nós, uma série de situações da qual precisamos nos adequar financeiramente, mesmo com a ajuda desses convênios. Aliás, com a ajuda deles é que conseguimos manter nossos projetos e planos, e atender 179 alunos conveniados, sem esse valor a APAE não fecha as portas, mas regride e os maiores prejudicados serão nossos alunos. Além disso, as ações que promovemos durante todo o ano auxiliam nesses convênios, mas não os mantém”, explica.

Lidia também explica, que este valor é calculado per capita, ou seja, é uma porcentagem fixa destinada por aluno conveniado, e que além do atraso na renovação do convênio, há mais de três anos esse valor não é reajustado. “Possuímos esse convênio há 10 anos, e há pelo menos três, a sua renovação tem sido trabalhosa. Anteriormente ela acontecia automaticamente sempre no mês de setembro, depois passou a acontecer em outubro, e agora já estamos em novembro e nada. Neste período nos anos anteriores já estaríamos com 90% da nossa programação para 2017 pronta, mas sem essa confirmação da renovação não podemos fazê-lo, pois não saberemos se teremos condições de arcar financeiramente com elas”, afirma.

“Hoje, reunimos todos os pais e funcionários pedindo a ajuda deles para que não haja a perda desse convênio, que é tão importante para a nossa instituição.

Hoje 258 APAEs de todo o Brasil está com as suas atividades infelizmente paralisadas buscando ajuda para um problema que nem deveria existir, já que essa renovação deveria ser automática. Nos anos anteriores eles queriam cancelar, mas não permitimos, fomos à luta e conseguimos, mas neste momento ninguém da Secretaria Estadual de Educação informa a real situação, se o convênio será mantido ou cancelado. Nossos alunos dependem dos nossos projetos, do nosso trabalho e não podemos permitir que ele retroceda ou pare”, finaliza.

AÇÕES

Mesmo com os convênios, a APAE de Andradina promove durante todo o ano ações beneficentes para angariar fundos destinados a melhorias no prédio, materiais, alimentação e também o pagamento de funcionários. A presidente explica, que os dinheiro oriundo dos convênios já vem com destino e aplicação certa, não podendo ser remanejados para outras situações.

“Se recebemos um convênio para o pagamento dos professores, ele é somente para o pagamento dos professores, ou seja, se precisarmos trocar uma lâmpada queimada, precisamos ter dinheiro em caixa, ou permaneceremos sem luz. Por isso, realizamos as ações como venda de pizzas, batatas, leilão, feiras de artesanato. Fora a ajuda da população”, explica.

Ojornaldaregiao

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!