Victor Henrique, funcionário público, leva Maria na pele. (Foto: Arthur Sobral / G1)

Círio de Nazaré leva 2 milhões em procissão de mais de 5h em Belém

A Imagem Peregrina da padroeira dos paraenses chegou ao destino final da romaria do Círio, a Praça Santuário de Nazaré, às 11h24 deste domingo (9). A procissão iniciou às 6h07, logo após o fim de uma missa celebrada pelo arcebispo Dom Alberto Taveira, em frente à Catedral de Belém. A estimativa da Diretoria da Festa e do Dieese/PA é de que mais de 2 milhões de pessoas acompanharam o Círio 2016.

O Círio de Nazaré é celebrado há 224 e é uma devoção à padroeira dos paraenses, Nossa Senhora de Nazaré. A pequena imagem da santa foi encontrada pelo caboclo Plácido Ramos, às margens de um igarapé, onde atualmente fica a Basílica. O Círio passou a ser realizado pela manhã a partir de 1854, devido às fortes chuvas que ocorriam à tarde. Desde 1882, o bispo Dom Macedo Costa, de comum acordo com o Presidente da Província, Dr. Justino Ferreira Carneiro, resolveu que o ponto de partida seria a Catedral de Belém, o que acontece até os dias atuais.

Da Catedral à Basílica foram percorridos 3,6 km. O trajeto é marcado por muitas homenagens de instituições e devotos da Virgem de Nazaré, que encheram de emoção a grande romaria.

Promessas
O funcionário público Victor Henrique, de 24 anos, fez uma tatuagem com a imagem da santa nas costas. “Este é meu sexto ano acompanhando o Círio. Iniciei esta tatuagem ano passado e só concluí agora. Esta foi a forma de homenagear a santa por todas as conquistas alcançadas”, disse o servidor.

 

Fonte: G1

 

Comments are closed.

error: Solicite a matéria por email!